Todo movimento social, por mais libertador que possa parecer, sempre tem o seu reflexo negativo. Dentro do tema paradigma, vimos no
post anterior, que por mais independência que a mulher possa ter conquistado, ela ainda está presa, inconscientemente, nos modelos antigos.
O cérebro sempre vai precisar de referências e é automático que a gente vá mudando os modelos e exemplos a serem seguidos, de acordo com a época que estamos vivendo. Isto acontece tanto para as mulheres quanto para os homens.
Observe bem as fotos abaixo:


Se analisarmos friamente, dentro do contexto social citado acima, a garota da foto está numa postura totalmente masculinizada. São imagens como esta que circulam por aí afora mostrando como a figura feminina está deplorável, sendo usada como chacota.
Parece-me que nos dias de hoje estamos tendo os homens como modelo e seguindo-os até mesmo numa postura corporal.
Citando o caso da universitária do vestido pink (ou vermelho?), ali está outro exemplo deste novo paradigma que está se instalando (leia o post
“Acolher o desafio" ). Como a garota “se deu bem” e a sua imagem foi muito explorada na mídia, vejo muitas jovens querendo seguir este modelo (que na realidade, é um modelo de vulgaridade).
O que precisamos é nos mirar em mulheres que são admiráveis por se orgulharem da sua essência feminina e não do seu corpo exuberante. Mulheres que sabem se valorizar, charmosas, profissionais dedicadas, mães prestimosas e acima de tudo FEMININAS (na essência e na postura).
Se for inevitável que tenhamos paradigmas, busquemos então aqueles que são sadios para que possamos usufruir todos os benefícios advindos dele, e aí sim, se tornar uma mulher digna de ser um exemplo a ser seguido.
UM ENCONTRO MARCANTE: Este último domingo foi um dia inesquecível, porque
Elaine Barnes (“Nas asas da coruja”),
Sandra Botelho ("Meu aconchego"),
Maria Bonfá (“Um mar de sonhos”) e eu nos encontramos e vivemos o virtual na vida real. Se quiser saber mais sobre este encontro vá aos blogs de Elaine e Sandra que está tudo registrado, inclusive com fotos, e delicie-se com a alegria deste momento transparecida em nossos rostos. Obrigada amigas! Vocês são mulheres maravilhosas!!!
" Geisa Machado"