Há anos venho estudando o comportamento da mulher nos tempos atuais. Este espaço destina-se a analisar os reflexos (positivos e negativos) decorrentes do movimento feminista, através de textos escritos por mim e outros autores.

domingo, 10 de janeiro de 2010

A PAZ ENTRE OS SEXOS


Quando a paixão acontece, o possível se faz presente. Tudo fica cor de rosa, a gente sente um bem estar indescritível, nos sentimos fortes e prontos para conquistar o mundo. E queríamos que esta sensação durasse para sempre...

Infelizmente não dura e quando acaba vem a clássica frase: “Aí ele(ela) se mostrou como é”. Neste momento, a pessoa em questão, se sente enganada pelo(a) parceiro(a), que parece ter se mascarado só para nos impressionar. Na verdade, é o estado de estar apaixonada(o) que nos cega para a realidade. Quando a euforia e a inebriação passam, quem mostra a sua face é o próprio relacionamento.
O próximo passo é a instalação da guerra. O que antes era harmonia, companheirismo e apoio mútuo transforma-se em disputa, competição e luta pelo poder. Começam as acusações, e acusar o outro serve para se manter neste poder e mostrar “como eu sou melhor que você”. No passado o homem subjugava a mulher mostrando quem mandava de fato. Hoje ela não aceita mais este comando, porque é ela própria quem quer ditar as regras.
Outro fator a ser ressaltado é a natureza bélica do ser humano. Antes a luta era pela sobrevivência física (busca pelos alimentos). Hoje a luta é pela sobrevivência psíquica e emocional (busca pelo reconhecimento e afeto). E nesta disputa sem fim constrói-se a guerra, ao invés do amor. Nesta busca frenética pela sobrevivência, ele fica relegado a segundo plano e acaba sucumbindo.
Tudo indica que nesta guerra o que importa é ganhar, e não ser feliz. Sendo que, no final, todos somos vítimas.

Quando a paixão acaba é a hora de construir o amor. Sim, o amor se constrói. Ele é uma arte e como toda arte necessita de dedicação e esforço.
Essa construção é feita:
- Dialogando. Sem diálogo não há sedução (hoje em dia a sedução tornou-se uma agressão sexual).
- Procurando descobrir onde eu posso melhorar para melhorar meu relacionamento.
- Estimulando o desenvolvimento do(a) parceiro(a), ao invés de tentar mudá-lo(a).
E o mais importante para o estabelecimento da paz e do amor: é preciso que ambos sintam que estão do mesmo lado.
"Geisa Machado"

32 comentários:

  1. o melhor caminho e a distancia deixar a magoa passar , o tempo cura tudo
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Parceria neh amiga...
    Um dia ouvi uma frase que diz: O casamento é a união de dois bons perdoadores. E sei que isso é verdade.
    Não é uma disputa, é uma parceria
    Bjos meus...

    ResponderExcluir
  3. Concordo Geisa,
    Hoje em dia o que se vê é uma disputa desenfreada para saber quem está errado, sempre achando que o outro mascarou quando na verdade tudo acabou porque o efeito "amor" se foi, ou na verdade nunca existiu. Na verdade eu chamo isso de fuga, ou seja, não queremos aceitar a realidade e nos refujiamos até que a razão volte a dar o ar da graça. Isso é proprio do ser humano e somente quando voltamos ao equilibrio emocional é que enxergamos a real.
    Adorei essa sua colocação... perfeita.
    Bjs carinhosos e feliz 2010
    Márcia

    ResponderExcluir
  4. É isso mesmo. Depois que passa a paixão ainda se tem a chance de construir o amor em bases mais sólidas. Quando há admiração. O texto está perfeito,ontem mesmo recebi um casal que apaixonados já deram um passo juntos,a paixão passou e aconteceu tudo que vc descreveu aqui. Falamos bastante com eles a Ellen e eu,não sem antes ouvirmos os dois por muito tempo. Na hora da construção do amor,bateram na parede da falta de grana. Hoje se acusam e ainda por cima ela está grávida. Perderam a admiração. Ela chora e ele frustrado por não conseguir, está dormindo na sala e ela nem sabe como engravidou. Um tentando mudar o outro e não a si mesmos. Ele prometeu não brigar mais com ela e se calou, ela quer saber porque ele fica calado e n~çao diz o que há de errado com ela, portanto ela não sabe e por aí vai.... Ótimo texto como sempre amiga. bjão

    ResponderExcluir
  5. Muito bom!!!!
    É verdade, há momentos em que perdemos tempo demais tentando mudar o outro que ficamos de lados opostos. O problema que esta atitude nos distância, ainda, mais, fazendo com que nos percamos no caminho de volta.

    Beijos e obrigada pelo carinho. Que bom que está de volta.

    ResponderExcluir
  6. Gostei da natureza "bélica", o ser humano sempre saca suas armas, dependendo da situação e como tudo na vida, há armas boas, outras nem tanto...
    Gostei também da linda homenagem da sua grande amiga Majoli, com estilo.
    Ótima semana pra vc, fica com Deus.

    ResponderExcluir
  7. Oi minha querida, passei por uma situação mais ou menos parecida, mas não soubemos, eu e ele, administrar, saber dialogar e foi assim que tudo desmoronou.

    Hoje vejo que poderia ter sido diferente, poderia ter insistido mais no diálogo, sei lá...

    Beijos no teu ♥ minha amiga.

    ResponderExcluir
  8. Comece a semana feliz, agradecendo a Deus por ter aberto os olhos no dia de hoje!!
    boa semana

    bjss

    ResponderExcluir
  9. Venho aqui e consigo retirar, um pouco, a cortina de fumaça que insiste em ofuscar minha visão. Por isso voltarei sempre... Quem sabe eu consiga não mais sentir o cheiro da vida queimando e possa curtir o viver.

    ResponderExcluir
  10. Quando Deus ganha espaço para agir e restaurar, a alegria retorna, os ajustes acontecem e inclusive o sentimento retorna com todo vigor.
    Tenha uma linda semana!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  11. È necessário, diálogo, respeito, cumplicidade, amor e cada um ceder um pouco...afinal não somos perfeitos... mas qd há amor, tudo é possível ser superado..

    ResponderExcluir
  12. Você já disse tudo. Paixão é ímpeto, é fogo de palha, temporário, passageiro, brusco, tesão momentânea.Amor se faz no dia a dia.Parabéns.Beijos

    ResponderExcluir
  13. Obrigada pela participação de vcs, meus amigos!
    Falar de amor é algo muito complexo e de difícil compreensão. Vcs entenderam bem a minha colocação, porém quero esclarecer um pouco mais a questão.
    Para duas pessoas se unirem é essencial que haja paixão, mas ela acaba, e é muitas vezes confundida com amor. O amor é construido, depois que a paixão acaba. E para isso precisa esforço de ambas as partes.
    Quando há o rompimento, o tempo e a distância não curam as feridas, porque numa nova decepção a ferida é aberta de novo. É preciso descobrir e corrigir o que causou a ferida. Ter espiritualidade ajuda muito, mas só isso não sustenta. Nós somos razão e emoção e os dois tem que andar de mãos dadas.
    Bjussss

    ResponderExcluir
  14. Oi Geisa!

    To passando rapidinho para lhe agradecer o convite para participar da promoção da Elaine. Eu adorei e vou participar.

    Já li seu texto e adorei. Posteriormente vou voltar aqui para falar um pouquinho sobre ele.

    E obrigada pelos comentários la no blog.

    Um beijinho carinhoso.
    PS. desculpe a pressa.

    ResponderExcluir
  15. Falou tudoooooooooo!!!!!
    Beijos, aprendo muito aqui.

    ResponderExcluir
  16. GEISA, certos textos , e principalmente os seus, saõ tão completos que não resta pedra sobre pedra.

    Nada a comentar, pois o que eu acrescentasse poderia estragar o conjunto da obra.

    Agora que esta tal de paixão é adrelanina pura, ah isto é.

    Fala sério! (Rsrs)

    Um abração carioca e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  17. Missão tua,miga Geisa,amalgama com a minha,post esse ,é um verdadeiro de paz tratado,na arte de amar,vc me lembrou de Erich Fromm,belo post cronica!
    Muitíssimo obrigado dadas mãos suas por Júlio e Maria Soledade,ela tem um blog são de Portugal,Júlio está em coma há quatro meses,Maria Soledade,está pesando hoje,quarenta quilos,através de comentário nesse post em referencia,ela teceu um comentário acesse através ,conhecerás uma criatura divina!
    bzu na alma,miga irmã amada nossa!

    viva la vida!

    ResponderExcluir
  18. Sempre bom caminhar lado a lado juntos por amor...em sintonia pefeita....beijos e um belo dia pra ti.

    ResponderExcluir
  19. Voltei para visitar-te.
    Deixo um grande abraço e o desejo que tua tarde seja linda.

    ResponderExcluir
  20. Geee... adorei seu comentário no meu blog.. Fico super lisongeada!! É claro que tem seu dedinho de fada em tudo isso. E seus textos estão bárbaros também.. Seguir sua consciência dá muita paz e aprendo muito com cada um de seus textos.. Esse por exemplo, é um texto que preciso ler mais vezes..rss.. pra ver se meu coração aprende num relacionamento homem e mulher, o que é amar de verdade..rss.. beijãooo

    ResponderExcluir
  21. Um dia cheio de carinho pra ti amiga...beijos

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde, chegou fim de semana!!

    Por isso lhe desejo que vc fique com os seus, e aproveite totalmente estes 2 dias de folga.

    bjssss

    ResponderExcluir
  23. Em tudo, se houver amor verdadeiro, tudo se estabelece da melhor forma possível. Seus textos são maravilhosos, como já disseram, aprendemos muito por aqui. Desejo ótimo fdsemana. Bjs carinhosos.

    ResponderExcluir
  24. Obrigada pelo comentário lá,rs...Realmente ambas no radicalismo,não há homem que se envolva,nem chega perto rs...Fazia um tempo que tinha guardado esse diálogo feminino,ouvi um papo e resolvi postar.Os comentários por aqui estão ótimos e como é bom ver as pessoas se ajudando com seus textos,isso não tem preço né amiga! Uma beleza mesmo! bjão

    ResponderExcluir
  25. paixão costuma cegar. o feio fica lindo. tudo se torna facil e nos iludimos.. amor é preciso ser construido, ir aparando as arestas e saber que ninguem é perfeito. aceitar e respeitar as diferenças.é dificil..mas não impossivel..beijão querida.. quando eu for na casa da Elaine quero te conhecer.. beijão

    ResponderExcluir
  26. Oi Geisa!

    Muito coerente seu texto Geisa. E aqui vc falou uma verdade.

    Vejo muitos casais que ápos um início lindo e perfeito, terminam seus relacionamentos de forma agressiva, onde um tenta mostrar ao outro o quanto era melhor que ele.
    É um tentando provar para o outro que a relação não deu certo por causa de seus defeitos e erros.
    Mágoas e recentimensto que ficam, muitas vezes sem necessidade nenhuma. Se aprendessem a escutar e perceber o outro em suas peculiaridades, com certeza, muitas dessas confusões seriam evitadas, pois os dois lados perdem com isso. Quando se tem filhos então, uma enorme dor é causada aqueles que não tem culpa do erro de seus pais.

    Vc falou muito bem, quando afirmou que o diálogo é a chave para qualquer relacionamento. Devemos aprender a conversar e escutar o outro. Assim conheceríamos aquela pessoa que está ao nosso lado. E a partir do nosso conhecimento sobre ela, passaríamos a entender melhor certas atitudes e ações vindas dela. E com isso, poderíamos tb rever nossas atitudes e tentar acertar alguns pontos que podem estar errados em nós. Relacionamento é isso, uma troca, onde um cede um pouco para o outro, respeitando seus limites e do outro junto. Uma construção feita dia a dia.

    No entanto, a maioria dos relacionamentos hj é pautada no sexo, na beleza, na aparência. Tudo é muito rápido Geisa. Mal conhecemos uma pessoa dizemos que estamos apaixonados e que ela é a pessoa da nossa vida ou que agora encontrei a pessoa que me fará feliz de verdade.
    Que engano. Então mergulhamos de cabeça sem pararmos para conhecer um pouco mais o outro. Pulamos etapas e com isso, ápos a alegria incial, vem a frustração, e daí as agressões que relatei antes.

    Uma coisa que aprendi com meus relacionamentos é que cada um tem seu jeito, sua caracteristica e se resolvemos ficar com aquela pessoa temos de aceita´la com ela é e não devemos de jeito nenhum muda-la. E isso vc falou divinamente bem quando diz que devemos ajudar alguém a crescer como ser humano ao invés de tentar mudá-lo.

    Uma grande liçaõ que aprendi com a vida.

    Amei seu texto. Parabéns!!

    Um beijinho carinhoso.

    Uma coisa que aprendi

    ResponderExcluir
  27. Oi,
    Em novembro do ano passado a Elaine barros me indicou o seu blog, inclusive a sua experiencia, após ler alguns dos seus textos entendo o porquê da indicação.
    Muito obrigada pelos esclarecimentos que faz.
    Xero

    ResponderExcluir
  28. Oi Geisa,
    Querida obrigada pelo carinho de sempre...e tenha certeza que te avisarei assim que colocar meus pés em solo brasileiro de novo...ai ..e que seja breve viu!!!!
    Também ficaria muito feliz em poder te conhecer viu!!!
    Bjs carinhosos
    Márcia

    ResponderExcluir
  29. ahahahahahah ótimo comentário lá! Será que o universo pensa que já temos um companheirão que nos faz enxergar? kkkkkkkkk São Longuinho, São Longuinho se eu encontrar meu companheiro de carne e osso dou tres pulinhos! ahahahaha Melhor prevenir!

    ResponderExcluir
  30. Oie! Que bom que gostou! Estava esperando outra pegadinha né?! rs... Obrigada! Então deixei um recado no msn da Lidia,mesmo assim ainda tentarei entrar no blog dela agora tá bom! se for algo que eu saiba e possa te ajudar me envie um e'mail bjão

    ResponderExcluir
  31. Um beijo carinhoso pra ti e uma otima quinta feira de paz.

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI O SEU CHARME EXPRESSO EM PALAVRAS