Há anos venho estudando o comportamento da mulher nos tempos atuais. Este espaço destina-se a analisar os reflexos (positivos e negativos) decorrentes do movimento feminista, através de textos escritos por mim e outros autores.

terça-feira, 20 de julho de 2010

AUTOESTIMA E FEMININO Blogagem coletiva


O nosso cérebro não sabe distinguir objetos, pessoas ou lugares. O que fica registrado nele são as emoções e sensações que vivenciamos em relação a tudo que nos rodeia.
Se você tem relutância em se desfazer de um objeto (e todos nós temos essa relutância), é porque este mesmo objeto está vinculado a uma emoção vivida. Ex.: uma roupa que usou numa ocasião em que estava repleta de sensações boas. Então, a dificuldade de se desfazer desta roupa é porque ela lhe traz boas recordações (e não necessariamente porque é confortável).
A dificuldade de se desapegar de pessoas segue o mesmo fundamento. Você viveu momentos tão gratificantes e satisfatórios com uma determinada pessoa que, por mais que ela te humilhe, a necessidade de se sentir desejada e amada faz com que você fique cega para a realidade da situação. Como experimentou (e registrou) emoções extasiantes com esta pessoa, a impressão que fica é que ela é a única fonte provedora de afeto, restando apenas a esperança e o apego a raros momentos bons.
Auto-estima significa ter consideração, apreço e respeito por si mesmo. As mulheres por terem ficado subjugadas aos homens por séculos deram um basta às torturas físicas e psicológicas e vêm se tornando cada vez mais independentes, procurando obter respeito. Porém, o que está ocorrendo é a masculinização do feminino, numa imposição de valores, para se provar quem é o melhor e o mais forte. O que se vê são comportamentos vulgares, fúteis e superficiais. Tudo isso atrelado a ânsia de ter afeto.
A auto-estima da mulher está diretamente ligada a sua essência feminina. É fundamental que ela se conscientize que, independente da busca pela competência profissional e realização pessoal, o seu modo de ser é único e totalmente diferente do homem. Não é humilhando-se (a maioria ainda faz isso inconscientemente), criticando-os ou agredindo-os que se fará respeitar.



Mulher, a sua força está na delicadeza do seu andar, na leveza dos seus movimentos, na profundidade do seu olhar e na beleza dos seus gestos. Ter auto-estima é ter consideração por si e encantar-se com os seus atributos dados pela própria natureza. Dessa forma, você elevará a sua auto-estima e se tornará única para os olhares ao seu redor.

Quem está promovendo esta blogagem é a Aleska do blog Diários de bordo.

"Geisa Machado"

41 comentários:

  1. Querida amiga Geisa, realmente se a pessoa não se amar, não vai poder amar a ninguem. Lindo texto...Beijocas (estou na blogagem também)

    ResponderExcluir
  2. Gostei demais da sua contribuição amiga.Realmente ter auto-estima é estar bem consigo mesma.Não vou me alongar porque Estou passando maus momentos com meu estomago desde domingo. Ainda não estou legal. Parabéns pela blogagem,como sempre você é muito clara e nos ajuda bastante. Monte de bjs e abraços

    ResponderExcluir
  3. Geisa acho que vc tocou num ponto chave. Eu estava esperando por ele até agora: "a masculinização do feminino" ninguém nunca pára pra pensar que na busca dos direitos femininos, muitas mulheres acabaram por copiar os erros masculinos, e que por isso perderam a autoridade do seu discurso, pelo menos em parte. Acho que isso aconteceu principalmente pra chocar a sociedade, mas acho que agora está na hora de recolher essa arma. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá Geisa,
    Excelente sua participação com texto vívido!!

    Hoje celebramos data significativa, a semente que nos une aqui neste universo!!
    Onde o tempo não envelhece as lembranças de bons momentos...É memória.
    Amigo é casa, calor e acolhimentos.

    Feliz Dia do Amigo querida amiga,

    Beijo pra ti.

    ResponderExcluir
  5. Feliz dia do amigo. Vc é muito especial e querida.

    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  6. Nossa querida, você arrasou nessa postagem.
    Abordou todos os pontos importantes.
    A auto-estima da mulher está diretamente ligada a sua essência feminina. É fundamental que ela se conscientize que, independente da busca pela competência profissional e realização pessoal, o seu modo de ser é único e totalmente diferente do homem. Não é humilhando-se (a maioria ainda faz isso inconscientemente), criticando-os ou agredindo-os que se fará respeitar.
    Assino embaixo.
    Obrigada pelo carinho em meu jardim.
    Tenha uma noite de muita paz e um amanhecer iluminado.
    Feliz dia do amigo!
    Com carinho, Lady.
    Beijo meu

    ResponderExcluir
  7. oi querida!
    como é bom ler-te, e sentir a força que a mulher tem dentro de si...
    sem amor, nada somos!
    é preciso gritar, aos quatro ventos!!!!!!!!!!!
    amem-se mulheres!
    levantem a cabeça!
    sejam vocês!
    parabéns!
    aproveito, para lhe desejar uma noite linda!
    feliz dia do amigo!
    bjs...

    ResponderExcluir
  8. Geisa querida,
    Uma vez eu fiz um post sobre esse tema...voce disse tudo e um pouco mais sobre o assunto. Quando amamos a nós mesmas em primeiro lugar, passamos a nos valorizar mais e a nos enxergar de uma maneira mais bonita e completa. Eu tive a minha fase de achar que pra ser feliz eu só precisava amar o outro, mas o que recebia em troca era muito pouco, ou melhor, não recebia nada a não ser humilhaçao. Dei um basta, coloquei um ponto final.. resolvi deixar de ser pequena diante de outros olhos e cresci pra mim mesma...sem perder minha humildade e meu amor ao próximo, eu comecei a me ver igual e nao pior...coloquei minhas vontades e deixei o meu eu voltar a tomar conta do meu ser...foi a melhor coisa que fiz.. passaram a me enxergar com olhos diferentes e até mesmo com mais atençao, pois eu não demonstrava mais medo e sim auto confiança.. hoje, sou mais feliz e posso dizer que podemos sim mudar ...e pra melhor..
    Vixi..escrevi demais...desculpa ai amiga, mas o tema me inspirou..
    Bjs carinhosos
    Márcia

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Primeiramente quero agradecer sua visita maravilhosa. Seu comentário foi certeiro! Só que agora, estou tomando uma posição em relação ao que vivo no momento. Nunca fui uma pessoa de me deixar cair à toa. E não vai ser agora que vou deixar me abater.

    O teu post é simplesmente maravilhoso, é tudo de bom! - Eu não me vejo com a minha auto-estima baixa. As vezes é necessário fazer certas coisas, pra sair das situações indesejáveis, foi o que eu fiz para me sentir bem e me livrar, entende?

    Hoje que fui postar sobre o tema da Aleska, vai lá depois.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. "A gente não faz amigos, reconhece-os."
    (Vinícius de Moraes)
    Feliz Dia do Amigo!! Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Querida amiga Geisa. Amigos são tesouros que guardamos dentro do coração...e é assim que guardo você...Beijocas

    ResponderExcluir
  12. Oiee!!
    Ficou o máximo o post!!
    Parabéns!!
    Todos temos uma potencia da qual não a usamos por completo, pense no dia que a mulher descobrir a força que carrega dentro de si??
    Bjss♥

    ResponderExcluir
  13. Falou e disse, amiga! Também penso que a mulherada está confundindo a liberdade feminina com masculinização. Não tem nada a ver! Beijão!

    ResponderExcluir
  14. Onde fui me meter?rs...
    Agora que eu olhei para o lado e vi que você é uma Psicanalista.
    Sabe como procurei saber onde estava pisando, foi quando disse: “Te explico porque...!” – Geralmente quem fala assim, é entendido nos assuntos gerais da vida do Ser Humano, tipo, estudada. O pouco que entendo é devido o que passei e procurei entender tudo que estava acontecendo comigo, passei a ler muito e ao mesmo tempo, tenho duas amigas que são psicólogas e que me ajudaram muito. Foi ai que fui descobrindo o comportamento das pessoas. Hoje tenho uma bagagem de tantas coisas que me levam acreditar e não acreditar ao mesmo tempo no que vejo, entende?
    Mas tenha a certeza de uma coisa: Nunca deixei de amar, apenas passei amar mais ainda, não a mesma pessoa e sim as outras pessoas com as quais eu convivo. Mas se querem mais do que eu possa dar, que é o amor, me desculpe, estou fora e não me peça mais nada!
    Geisa, eu procuro ser feliz sempre, desde que me conheço por gente. Se não sou mais, porque é como você mesma diz, ser feliz 24h é impossível.
    Mesmo em alguns momentos da minha vida, de tristeza, não sei demonstrar, sou mais de sorrir. Porque eu penso que as pessoas querem um sorriso e não uma lágrima. Não que eu me privo de chorar, mas eu sou uma palhaça que às vezes eu procuro me esconder para não enxergarem as minhas lágrimas.
    Outra coisa que você citou: Hoje não estou bem... Onde posso melhorar!?
    Acredite, eu faço isso comigo e logo fico bem.
    Eu não sou do tipo que fico procurando chifre em cabeça de boi! – Dou um chega pra lá naquilo que me incomoda! E toco o meu barco pra frente... Se um dia eu postar algo triste, é o momento que estou passando, por isso que o meu blog: Marcas Tristes, eu relato desde o início o que passei e quero que mais pra frente seja só alegria, espero!

    Nem vou dizer que um comentário e sim um desabafo, rs! Desculpa!
    Beijos com carinho e obrigada pelas suas palavras.

    ResponderExcluir
  15. Precisamos nos amar,só assim amaremos o próximo e nos tornaremos melhor.

    ResponderExcluir
  16. Maravilhoso seu texto. Você sabe como falar disso neh amiga.
    Demais mesmo.
    Bjos achocolatados

    ResponderExcluir
  17. Querida amiga Geisa, tenha um lindo final de semana...Beijocas

    ResponderExcluir
  18. Acho que o amor nunca acaba. É a maneira que nós amamos que é diferente ...

    ResponderExcluir
  19. Parabéns pelo dia do escritor querida amiga. Tenha uma linda semana..Beijocas

    ResponderExcluir
  20. Flor,
    Passando pra te desejar uma linda semana...
    Bjs carinhosos
    Márcia

    ResponderExcluir
  21. Muito interessante essa matéria sôbre nossos apegos as coisa, que muitas vezes guardamos por anos a fio, muito verdadeiro o texto!
    Bjs pra vcs meninas!
    Gena

    ResponderExcluir
  22. Oi Geisa,
    Amiga, você é tão sábia nos seus cometários!!! porisso adoro quando você aparece por lá. Concordo plenamente com tudo o que você escreveu e tb acho penso que quando está na nossa hora não adianta colocarmos desculpas. É o momento e ponto. Quando eu disse que os dois estavam em lugar errado, eu quiz dizer que não respeitaram a lei, ou seja, não deram atenção ao aviso de interditado,isso para que não seja julgado apenas um lado, porém, eles teriam que estar ali, pois foi a forma (um pouco dura ao meu ver) escolhida para que o menino deixasse esse mundo.
    Querida, eu não imagino a real dor, mas tento me colocar no lugar dela e no seu e te digo uma coisa...acho que eu não seria tão forte como você..te admiro muito... você é muito querida.
    Bjs carinhosos
    Márcia

    ResponderExcluir
  23. Amiga venho em agradecimento à sua visita, e dizer que o brilho dessas pérola não é mais brilhante do que o seu lindo sorriso.
    Nunca deixe de sorrir, seu sorriso ilumina as almas que nunca souberam sorrir.
    Beijinhos de luz e paz

    ResponderExcluir
  24. Querida Geisa, gostei muito deste seu texto! Uma óptima explicação, do que move as mulheres na guerra dos sexos ( ou deverei dizer géneros?), com a consequente masculinização da mesma! Devemos pois ter orgulho na nossa essência feminina e na condição de ser mulher, há efectivamente diferenças entre homens e mulheres, quer ao nível físico, quer psíquico! A grande força da mulher, está em saber ser mulher!
    Nunca ouviram dizer que " o General do General, é a mulher do General"? Ora aí está um motivo para verificarmos o quanto poderosas são as mulheres, não vejo porque nossa autoestima, não deva sempre estar positiva.

    Tem uma boa noite, querida amiga.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  25. OLÁ GEISA,

    tenho aprendido muito com você.

    De todas as lições talvez a mais importante seja, a de que a mulher pode ser culta, inteligente, emancipada, com uma formação profissional definida e com todas as condições de inserir-se no mercado de trabalho de forma exitosa, mas com a consciência da sua identidade enquanto, mulher.

    No meu blog, tenho - apesar de em forma de humor - procurado ser simplismente a caixa de ressonância de tudo que você fala e analisa sobre a mulher.

    Confeso qua a força e a beleza dos seus conceitos, tiraram o brilho das minhas possíveis criatividades nesta área, e tornei-me o seu eco, com muita humildade, pois ainda não consegui encontrar outra autora preferida.

    Sem a soberba das mulheres inseguras, nem a arrogância e agressividade daquelas que ainda não encontraram o seu verdadeiro papel social,seu quadrado, seu chão firme, seu norte seguro,sempre que leio você tenho a sensação que é possível sim, como você sempre apregoa, ser mulher e não despertar, no homem aqueles inevitáveis ataques de competição destrutiva , que acabam com tantos relacionamentos.

    Não posso pedir que todas as mulheres sejam assim, mas posso desejar e pedir a Deus que a abençoe por isto.

    Sinceramente!

    ResponderExcluir
  26. Não creio que perdi de ler sua postagem, será que mereço perdão???

    Ao te ler percebi que muito em mim mudou, já tenho mais confiança em minha pessoa, já tenho minha auto-estima " quase"lá em cima, já não me pego a pensar que uma determinada pessoa com a qual vivi momentos deliciosos foi única e que sem ela nada é possível.
    Já aprendi a caminhar comigo mesma, a gostar de minha companhia...enfim aprendi a me amar e isso está me ajudando muito.
    Hoje eu sou muito mais eu, confio no meu poder feminino...rsrs.

    Beijos, muitos, carregados de saudades de ti.
    Amo você minha querida amiga.

    ResponderExcluir
  27. A masculinização do feminino , considero que essa frase traduz exatamento o ponto onde nós, mulheres, perdemos a mão.
    No afã pela igualdade de direitos, acabamos por cometer o crime da igualdade de atitudes e muitas vezes de postura também, o que é lamentável.

    Geisa querida, agradeço muito em nome das Amélias pela delicadeza do seu comentário, e pela indicação da nossa postagem na brincadeira da Lídia "The Best".
    Você é uma fofa, obrigada mais uma vez.
    Beijo no coração.

    ResponderExcluir
  28. Sei bem como funciona amiga , eu tive que ter um conversa seria com meu espelho , e so´consegui me levantar depois que eu comecei a e amar e me aceitar
    Bjs

    obrigada pelos links ja postei um que vc me indicou

    ResponderExcluir
  29. Olá Geisa.
    Tendo um tmpinho, dê uma passadinha lá no blog tá.

    Beijinho no coração.

    ResponderExcluir
  30. Oi AMIGA QUE SAUDADES DE VC!

    Bem... meu espelho é bem camarada comigo! Sabe aquele frase: Eu posso, eu sou capaz pq eu sou um sucesso, quase que poderia ser minha! srsrsrs
    Claro que tenho meus momentos de puro baixo astral, mas ai eu penso só em coisas boas e passa... Beijos.

    ResponderExcluir
  31. Oi! eu tinha visto seu comentário, só nao tinha dado tempo ainda de responder desculpe! Obrigada pela sua visita. beijos!

    ResponderExcluir
  32. Sem dúvida esse texto deve ser divulgado e lido pelo maior número de pessoas!

    ResponderExcluir
  33. Ressaltar a auto-estima do ser maravilhoso que é o Ser Mulher é tudo de ótimo, amar-se primeiro é o que sempre coloco em versos e tudo mais que escrevo, pois para um ser especial que carrega a maternidade e toda a sutileza e beleza, sempre é bom lembrar que são poderosas e vencedoras, amei vir e descobri você, temos amigas em comum, e por isso estou aqui parabéns, linda, tenha um bela tarde, beijos !!!

    ResponderExcluir
  34. A mulher por busca de emancipação ela acabou entrando em uma disputa de valores, se tornando a provedora da casa e dos filhos, estes valores acabaram sendo transferidos a ela, e assim esquecendo que a auto estima como você mesma disse, ja faz parte de sua essência seu valor esta na delicadeza, a mulher não precisa provar nada, só precisa usar seus atributos que a ela foi dado ou seja esta em sua natureza. Adorei seu blog. bjss

    ResponderExcluir
  35. Suas palavras parecem que foram escritas a mim
    é a minha realidade...
    Há lágrimas em meu peito
    Há um coração criança
    Há espera e esperança
    De dias ainda não vindos
    De sabores não sentidos
    De poemas escondidos...abraços GUI.

    ResponderExcluir
  36. Gisa querida
    Amei o seu texto e,por conta disto,peço licença para posta-lo no meu blog hoje
    Beijos

    ResponderExcluir
  37. Estou sempre por aqui. Não se esqueça disso!

    Um Abraço carinhoso...

    ResponderExcluir
  38. Geisa, ando pensando tanto nisso ultimamente, refletindo o que está acontecendo,os homens estãos perdidos e novas gerações filhos e netos se complicando todos, uma confusão, quem ganhou com tudo isso mesmo, foi o sistema, mão de obra feminina, ainda continua mais barata, homens desempregados e crianças o dia inteiro na creche, fico pensando nisto tudo........adorei seu post e seu blog, voltarei.......boa semana.......Gil

    ResponderExcluir
  39. Olá Geisa, obrigada por sua visita, volte sempre, escolhí novamente a esse texto para te responder que o texto na lateral de meu blog é meu sim, estudei indumentaria da moda com JOÃO BRAGA....e ele nos ensinou tudo que está no texto, ele em seu s cursos no revela tanta curiosidade, é uma delicia, sempre saía inspirada da aula dele, divina, maravilhada com tudo e maravilhosa também......é muito bom ser mulher.......bjks....Gil.....volte sempre, as vezes gosto de escrever textos.....

    ResponderExcluir
  40. Oi Geisa pesquisando umas coisas aqui na net encontrei o teu blog, parei e não resiti imagine se não me encantei??
    Agora é esta bem a verdade, a mulher esta deixando o que é mais lindo nela mesma, a feminilidade, e tanto se lutou por direitos de igualdade, mas até onde vai isto? Se não se importar ja estou te seguindo..bjss no seu coração!!

    ResponderExcluir
  41. Oi Geísa, como sempre vc foi muito feliz nas suas colocações. Esse vício de estar dependente de outra pessoa nos faz achar que só somos completas ao lado dele. Felizmente, to saindo dessa realidade. Ter acesso a pessoas com seu pensamento nos ajuda a sair desse círculo vicioso, posto que apenas sentir que não é o suficiente, mas a palavra escrita e exemplos nos ajudam a superar esses momento. Obrigada por existir. Bjos no coração...

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI O SEU CHARME EXPRESSO EM PALAVRAS