Há anos venho estudando o comportamento da mulher nos tempos atuais. Este espaço destina-se a analisar os reflexos (positivos e negativos) decorrentes do movimento feminista, através de textos escritos por mim e outros autores.

sábado, 3 de julho de 2010

PERDER FAZ PARTE DA VIDA

Quem gosta de perder levanta a mão? É óbvio que você não levantou. Afinal, quem gosta de perder um amor, um emprego, um ente querido ou até mesmo um objeto pessoal como um livro, um sapato ou uma bolsa?
No passado remoto os povos primitivos lutavam pela sobrevivência e se perdessem, morriam. Os povos bárbaros quando guerreavam muitos perdiam a vida. Numa competição acirrada, corpo a corpo, aquele que perde, morre. Estas situações reais, pela freqüência com que aconteceram, ficaram cada vez mais registradas na nossa psique (mente). Portanto, perder significa morrer. E é essa sensação que permanece e aflora em nós cada vez que sofremos uma perda.
Como vivemos numa sociedade muito competitiva, somos compelidos a ganhar sempre. A frase “o importante é competir” é uma tentativa de reverter este processo. Porém, se não entendermos o que ocorre psiquicamente quando perdemos, essa tentativa não produz efeito e acaba sendo mais uma daquelas frases que mencionei no post anterior. Ao contrário o que ocorre é: “se o que importa é competir, isso aumenta a competitividade e se perder significa a morte, então no final o que importa realmente é ganhar”. E o quadro com que nos deparamos hoje em dia é: “ganhar sempre, custe o que custar, mesmo que para isso tenha que se usar a violência”.
A competição é saudável porque ao estarmos nesta atividade, o nosso corpo libera hormônios que nos dão a sensação de bem estar e fortalecimento interno. Mas se a usarmos de forma inadequada, agressiva e com a intenção de ganhar a qualquer custo, quando vem a mensagem “cuidado que você pode morrer”, estes mesmos hormônios se alteram e nosso instinto de sobrevivência fala mais alto. Ou seja, continuamos agindo como os povos primitivos.
Não somos treinados para perder e também não quero fazer apologia a perda. Porém, se faz necessário entender que estamos sofrendo perdas o tempo todo e nem ao menos percebemos que isso acontece. A nossa vida é feita de escolhas e ao escolhermos uma coisa, consequentemente perdemos outra. É o processo natural de viver.
Você já ouviu a frase “Deus fecha uma porta e abre um portão”? Esta sim é corretíssima, desde que não lamentemos a porta que se fechou.
Enquanto não nos conscientizarmos que perder faz parte de nossas histórias, continuaremos fechados em nós mesmos e não perceberemos a inúmeras possibilidades que a vida nos apresenta.
"Geisa Machado"

34 comentários:

  1. Esse texto é um "colo" sabia!!
    Quantas vezes me deparei com essa sensação. De fracasso ao perder um projeto, um namorado, uma oportunidade de emprego melhor. Muitas vezes me escondi embaixo da mesa e não "competia" mais. Me tomava um sentimento de covardia e medo.
    Aqui você coloca brilhantemente que Perder não é a morte como literalmente acontecia. As portas estão abertas para novas competições. Adorei. beijos.
    Baba Yaga..rs

    ResponderExcluir
  2. Querida Geisa, obviamente que fomos condicionados, para não perder. Na época de escola sempre tem a cobrança...tem que ser a melhor da classe...e assim você vai formando a personalidade forçando-se sempre a ganhar. Mas perder faz parte da vida, e quando você perde pessoas queridas, essa é a maior perda, e não tem com quem brigar, toda e qualquer outra perda é passível de ganhar outra vez.. Lindo texto...Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Marilu querida, vc falou da dor da perda de uma pessoa querida e como é impossível haver um ganho nisso. Eu perdi uma filha de 11 anos de idade em 1991. Com certeza é algo terrível, mas consegui reverter o meu quadro de dor e minha vida tomou um rumo muito melhor. Não sei se algo parecido aconteceu com vc, mas tenho certeza de tudo o que coloquei no meu texto, pois, como te disse, consegui enxergar o portão que Deus havia me colocado. É totalmente possível.
    Bjusss

    ResponderExcluir
  4. Querida Geisa, o que eu quiz dizer com perdas de pessoas queridas, é que quando as perdemos não temos com quem reclamar, temos que nos conformar. Outras perdas conseguimos reverte-las.Sinto muito pela sua filha, essa é uma perda irreparável. Minha família já era muito pequena e eu os perdi todos no mesmo ano com intervalo de 3 meses cada um. Irmã, mãe, e pai...Mas temos que continuar, eu tinha uma filha para educar na época com 12 anos. Desculpe querida se eu não soube me expressar, seu texto é perfeito. Beijos em seu coração.

    ResponderExcluir
  5. EU APRENDI A DURAS PENAS QUE PERDER FAZ PARTE DA VIDA,ESORU FALANDO DE PERDER PESSOAS COMO MEU IRMÃO QUERIDO A 2 MESES ATRÁS,COMO VC A SUA FILHINHA...
    ISSO SIM É PERDER PARA SEMPRE, Ñ COMO BOLSAS E SAPATOS QUE LOGO SE COMPRA NOVOS!
    PESSOAS AINDA VOU ENTENDER COMO POSSO SUBSTITUIR!
    TÓ TRISTE!!!
    BEIJO

    ResponderExcluir
  6. Olá amiga...
    Que texto heim?
    Sem discussões.
    Sem nada mais a acrescentar.
    Somente parabenizar.
    Bjos achocolatados e cheios de saudades.

    ResponderExcluir
  7. Ge!! Postei no meu blog e agora aqui também. Exatamente uma multiplicação. Acho que assimilei direitinho a lição minha Mestre..rss
    beijoss e obrigada por tudo.

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto muito de passadaqui amiga, seu astral é mt bom, irradia felicidade!
    Bjssssssssss
    Gena Maria

    ResponderExcluir
  9. É sempre bom lembrar disso, Geisa, pois, como você citou, sofremos perdas o tempo todo, ao longo da vida. E sempre ficamos atordoados com isso. Precisamos entender esse processo, conforme você nos lembra.
    Bjoo!!

    ResponderExcluir
  10. Geisa, vc é uma querida, a cada visita sua me encanto mais !!!!!!

    Beijo enorme do ZC

    ResponderExcluir
  11. SINGELA GEISA MACHADO.

    Permita-me que antes de ater-me ao texto em pauta, congratular-me de forma entusiástica com o seu amigo Sr. Phivos Nicolaides que a emoldurou entre flores.

    O seu merecido agradecimento esfuziante, retrata bem seu contentamento, que passa a ser o de todos nós qua a admiramos, emoldurando-a, ou não.

    Até porque, como o fez de forma competente o Sr.Phivos Nicolaides, entre flores você será sempre a mais bela.

    Quanto ao texto em sí, devo em apoio a sua tese, e pela nossa formação comum, em ciências sociais, dizer-lhe que, existe uma abissal confusão e entendimento, deste processo sociológico denominado de competição.

    A competição dá-se em todos os níveis da vida sobre a face da Terra, seja no reino vegetal, no qual algumas plantas sobrevivem em função das outras de forma parasitária, seja no reino animal , no qual a sobrevivência faz-se através do aniquilamento dos mais fracos.

    Entre seres humanos, a competicão é impessoal, e sempre pretende atingir a um objetivo.

    Sem este tipo colocado de competição, não haveria progresso humano.

    E onde reside então o meu alerta sobre esta confusão e entendimento da competição entre nós?

    É que confundimos competição com conflito.

    O conflito também é um outro processo social só que ele personaliza um adversário e seu objetivo sempre é alcançado através da rivalidade e destruição dos demais competidores.

    Numa corrida de F.1 a competição traduz-se no fato do piloto ter que chegar em primeiro lugar, no entanto se para isso ele jogar algum outro corredor para fora da pista ou provocar deliberadamente um acidente, naqueles que lhes estão a frente, então estará caracterizado, não uma competição e sim , uma conduta sócio-esportiva de conflito.

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  12. Perfeito seu texto, amiga. Eu entendo muito de perdas, comecei a sofrê-las bem criança ainda. Também cheguei à conclusão que muitas vezes perdemos porque julgamos que a coisa em questão, seja uma pessoa, uma situação ou uma cosia mesmo, é nossa. Nós nos fazemos "donos" e não o somos de ... de nada e nem de ninguém. Afinal, a gente só perde oque e da gente, né, não? (mas não é fácil assimilar isso... nãoé não). Beijão e até domingo!

    ResponderExcluir
  13. Simplesmente sensacional! Sofri muitas perdas de pessoas e coisas e ainda estou aqui. Não morri.Tudo que tive medo de perder,perdi. Aprendi então que não eram minhas.Tudo tem seu tempo pra ficar em nossa companhia.As pessoas passam deixam suas mensagens,sofremos,dói, depois entendemos com o tempo.As coisas,objetos... Perdemos o tempo todo e os negócios ganhos as vezes são perdidos em um minuto.Nessa hora sentimos o baque,mas,não seria a primeira vez,tenho que seguir em frente observando os ganhos,mudando o enfoque e sempre concluo que tudo está certo. Adorei! Montão de bjs e abraços

    ResponderExcluir
  14. Ah a panela é daquela nossa feijoada sim!
    Ah..Agora pouco visitei um blog que nunca acho aonde se deixam comentários,mas achei que talvez fosse legal pra acrescentar algo referente a educação,professores,alunos...É uma visão dele.
    http://aeilijpaulista.blogspot.com/2010/07/quintas-19.html
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Minha querida como vc mesmo falou quem gosta de perder ? rsrsrs ninguém ne! ainda mais se for um ente querido
    Mas vc notou que coisa estranha nesta copa?
    Nosso sofrimento pela perda da copa se curou com a derrota da argentina , estranho ne ? foi como uma compensação rsrs
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Amiga notei que vc mudou o cabeçalho , mas o nome do blog esta em cima do desenho , não sei se era isso que vc queria , se não eu posso arrumar meu msn e lidia_brferreira@hotmail.com
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Seu texto está perfeito, mas embora as perdas façam parte de nossas vidas, entendê-las e até aceitá-las é um exercício diário e muito difícil.
    Feliz de quem consegue assimiliar e até reverter seus sentimentos em função disso.
    Lamento muito por sua filhinha.

    Beijo grande.

    ResponderExcluir
  18. Querida amiga Geisa, foi um prazer conhecê-la pessoalmente, uma pessoa inteligente, feliz de bem com a vida, um sorriso que cativa. Tenha uma linda semana...Beijocas

    ResponderExcluir
  19. Oi amiga vim desejar-te uma linda semana. Bjos achocolatados

    ResponderExcluir
  20. OI QUERIDA.. LINDO SEU TEXTO.. EU NÃO SEI PERDER..NESSA ALTURA DE MINHA VIDA.. NÃO SEI LIDAR COM A PERDA.ACONTECEU QUE AGORA ME FECHEI PARA TUDO.. MEDO DE SOFRER..MEDO DE PERDER..DECEPÇÕES.ME PARECEU MAIS FACIL ME FECHAR PARA TUDO.. ´´E RUIM SENTIR-SE ASSIM.. SOU MOVIDA A SENTIMENTOS E SOU INTENSA EM CADA UM.. SEI QUE ESTOU PERDENDO POR ME FECHAR ASSIM..MAS POR MEDO DE PERDER ALGO MAIS.OPTEI POR ME ESCONDER.. O QUE NÃO É SOLUÇÃO..SÓ UMA FORMA QUE ENCONTREI DE VIVER.. BEIJÃO CHEINHO DE CARINHO E MUITA SAUDADE ( JÁ) DE VC.. AMO VC AMIGA.. VC É UMA DOÇURA QUE VALE A PENA TER COMO AMIGA

    ResponderExcluir
  21. Olá Geisa, adorei o seu blogue, e como tal se me permitir irei seguir com todo o gosto!
    O sentimento de perda é sempre muito dificil de ultrapassar, embora uns tenham mais facilidade que outros. Está na nossa génese e na mutação social que sofremos,consoante a nossa proveniência classista e a influência por via da socialização.

    Tem uma boa semana.
    Beijinho de Portugal até ao Brasil

    ResponderExcluir
  22. Ola guerida amiga Geisa. Gostei do texto. Você escreve bem. Abracos.

    ResponderExcluir
  23. OLÁ!!! NOSSA, COMO AS COISAS ESTÃO DIFERENTES POR AQUI...
    ESTAVA MEIO AFASTADA ESTUDANDO P/ O VESTIBULAR...
    AGORA ESTOU DE VOLTA...
    AH! VOU COMEÇAR MINHA FACULDADE DE BIOLOGIA...PASSEI!!!

    BJUS...SAUDADES DESSE CANTINHO MARAVILHOSO...

    ResponderExcluir
  24. Antes tarde do que nunca...conhece esse ditado?
    Pois bem, serve pra mim nesse momento, pois demorei tanto pra vir, mas vim....rsrs.

    Sabe que não consigo mais te ler?
    Vou explicar o porque:
    Porque simplesmente agora que a conheço pessoalmente e já conversei muito com você, aprendi a te ouvir.
    Suas palavras criam vida e é como se eu estivesse sentadinha lá na sua cozinha, como sempre fazemos no final do encontro, e você tivesse me falado palavra por palavra desse teu texto.

    Quantas perdas já tive em minha vida, e tens razão quando dizes que pra termos algo, temos que perder outro.
    É assim que vamos aos poucos conquistando vitórias, nos refazendo das perdas e transformando o nosso viver.

    Minha querida, quero que saibas que és especial por demais da conta.
    Estar contigo é sempre muito bom.
    Agradeço a Deus por ter colocado você em meu caminho, e peço a Ele que nossa amizade seja sempre essa troca de carinho, de sinceridade e de dedicação.
    Amo você.
    Beijossssssss cheios de saudades.

    Pronto, deixei aqui o meu charme expresso em palavras...rsrsrs.

    ResponderExcluir
  25. Geisa, linda amiga
    Voltei..to de volta...rsrsrsrs... Concordo plenamente com o texto e sim todas as perdas sao superadas e até quando essas perdas sao de entes queridos, com o exercicio diario e no seu tempo ele é superado. É mais dificil, porém sobrevivemos. Eu sinto muito por sua perda amiga, e ver voce com esse sorriso lindo, irradiando bondade e amor a todas nós, te traz bem aqui dentro dos nossos coraçoes...
    Bjs carinhosos
    Márcia

    ResponderExcluir
  26. Que saudade de vc!
    Blog de visual novo... gostei desta aquarela no fundo. Permita-me compará-la com a vida/mente... momentos de altos e baixos; marcantes, felizes e as vezes dolorosos, com perdas e ganhos; sangue circulante que carreia nas veias o alimento que nos mantem e assim nos permite fazer valer a pena o milagre da vida. E assim como esta aquarela, somos seres complexos de multiplos significados e sendo assim cada um nos ver de uma maneira, mas nós em momento algum podemos esquecer quem somos. Olha como as cores menos diluidas competem com a suavidade do tom aclarado... Noto que tudo na vida é competição e que aprender com as derrotas e perdas é sinal de crescimento, mas que não é nada fácil...

    Não podemos esquecer que temos, no céu, um sol que nós aquece e outro dentro de nós que mesmo em momentos de pouca cor, ainda, brilha.
    DESCULPA AMIGA, VIAJEI...

    beijoooooooooos

    ResponderExcluir
  27. Oi voltei! Pra também convidá-la a participar da blogagem coletiva dia 19/07 no blog Diário de Bordo
    "Auto-estima e o Feminino"
    http://diariosdebordo-2.blogspot.com/2010/07/blogagem-coletiva.html
    Vamos! Montão de bjs e um final de semana maravilhoso!

    ResponderExcluir
  28. Querida amiga, tenha um lindo final de semana...Beijocas

    ResponderExcluir
  29. Oi Geisa! Belas palavras! Vim hoje lhe chamar para participar de uma blogagem coletiva que eu vou realizar amanhã sobre Auto-estima e feminino. Eu sei que está meio em cima da hora, mas é que eu estava achando que dia 19 era quarta feira rss to totalmente lelé.XD As regras estão no meu blog, espero que participe beijos!

    ResponderExcluir
  30. Querida Geisa, estou passando para te desejar uma linda e feliz semana.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  31. Olá Geisa,
    Parabéns pela idéia de juntar amigas e fazer acontecer, neste mundo de hoje dificilmente encontramos amizades sinceras.
    Continuem assim. Sucesso meninas!
    Bjs

    ResponderExcluir
  32. Oi querida,voce sempe escrevendo de maneira tão coesa e indo fundo no modo como devemos ver as coisas de verdade.Parabéns pelo texto.
    E agradeço também pelas palavras de incentivo e conforto que deixou em meu blog.
    A feia e escura depressão tomou conta de mim e venho lutando contra há algum tempo já sem no entanto querer admiti-la.
    Meu Neurologista conselhou-me um Psicólogo e minha Fonoaudióloga indicou-me uma excelente .
    Vou comprar o livro que voce falou e pode ter certeza que estou lutando como uma leoa.
    Pessoas como você fazem a diferença numa internet
    tão vilipendiada e mal usada.
    Tenha uma boa tarde e tudo de bom sempre
    Bjs
    Teca

    ResponderExcluir
  33. Seu blog e tudo de bom estarei sempre aqui para nao perder nada..

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI O SEU CHARME EXPRESSO EM PALAVRAS