Há anos venho estudando o comportamento da mulher nos tempos atuais. Este espaço destina-se a analisar os reflexos (positivos e negativos) decorrentes do movimento feminista, através de textos escritos por mim e outros autores.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

QUE PROFESSOR VOCÊ É?

Como mencionei em post anterior, faço parte de uma equipe (da área da Psicologia) que trabalha com os educadores. Acompanhando-os de perto, percebe-se o quanto estão desgastados e desorientados pelas várias modificações ocorridas na Educação, e a dificuldade de se adaptarem a elas. Os alunos não aceitam mais o professor de antigamente e exigem uma nova postura deste profissional.

Por outro lado, este segmento é basicamente constituído por mulheres, e elas, em particular, estão mais desorientadas, buscando firmar a sua nova posição no mundo (como mãe, esposa e profissional). Pela extrema sensibilidade que possuem, fica difícil separar estes papéis, quando são tomadas por sentimentos e emoções relacionados a própria vida.

A minha equipe participou de uma bate papo on line, ao vivo, alguns meses atrás, direcionado a área da Educação, no qual orientamos os profissionais na construção desta nova postura exigida pelos alunos. Segue abaixo os links para assistir os vídeos relativos a este tema. No 1º explanamos o nosso trabalho, e no 2º respondemos as perguntas feitas pelos participantes.





25 comentários:

  1. Oi Geisa,
    Amiga acabei de assistir aos dois videos e estou impressionada com essas tres mulheres...Prendeu minha atençao que quando terminou eu queria mais... Parabens as tres por tâo perfeitas explanaçoes. Embora tenha sido dirigido a professores coube perfeitamente a cada um de nos de outras classes ate porque equipes sao necessarias em qualquer unidade, começando pela familia. Veja que a familia que trabalha em equipe e respeita a opiniao de cada membro vive de forma muito melhor que as que vivem cada um por si. Eu gostaria de comentar sobre varios topicos, mas vou falar de um que ao meu ver abrangeu toda a palestra: O conhecer-se internamente e profundamente...gente voces arrasaram nesse topico porque pra mim 'e a base de tudo...saber nossas capacidades, nossas dificuldades, ate onde podemos agir 'e fundamental para que possamos transmitir o que pensamos e como somos. ai..eu ficaria aqui o dia todo falando de tao bom que foi tudo o que eu assisti e aprendi com voces...Estao as tres convidadas a vir tomar um cafezinho comigo ok...rsrsrs...
    Bjs carinhosos
    Marcia

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga, está cada vez mais difícil ser professor(a) nesse país, tenho um amigo professor que já foi agredido várias vezes em sala de aula, tendo óculos quebrado, pilhas jogadas contra seu rosto. Mas ele é aquele professor a moda antiga, ele ainda acha que "tem jeito". Isso é culpa dos pais que não educam seus filhos, essa é a geração do futuro. Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Oi querida, vim te deixar um beijo e um carinho. Parabéns pelo post inteligente e atual.

    ResponderExcluir
  4. É complicado...
    Os professores precisam mudar sua atitude em relação a autoridade que tem. Os tempos mudaram e as atitudes de antigamente não são aceitas nem respeitadas como antes, no tempo em que o professor falava e o aluno calava.
    Por um lado a falta de respeito do aluno para com o professor aumentou demais.Algo tem que ser feito.
    E pelo pouco que sei deste trabalho que fazem, Isso pode melhorar muito.
    beijos achocolatados querida amiga.

    ResponderExcluir
  5. oi querida amiga,
    vim deixar meu abraço saudoso
    e parabéns pelo texto inteligente
    sou professora aposentada da unesp.
    aprovado.
    beijos.

    ResponderExcluir
  6. Olá Geisa , começo parabenizando , como fiz comentando os videos pertinentes, o excelente trabalho de conscientização que sua equipe vem realizando. O seu post anterior referente ao assunto ,bem que tentei , mas era remetida ao Blogger que informava não existir o seu Blog (?) .Postei , como leiga, não sou especialista como você, apenas alguém que ainda se considera educadora e vê também outros aspectos da falta de investimentos na educação de base no que se refere à profissionalização. Lógico que estão envolvidos vários fatores determinantes. Não sei se vocês abordam este assunto , mas seria interessante saber o que pensam a respeito.É muito bom saber que há pessoas que mostram que há luz no fim do túnel.Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Minha querida,
    Eu vi o vídeo e concordo com a Sandra ,mas também acho o professor tem que fazer a sua parte que e sempre se reciclar , e os pais tem que educar melhor seus filhos , pq eu acho que não e o professor que tem essa função de educar , meus filhos nunca responderam com malcriação um mestre
    E a lei punir esse maus alunos que agridem ao um professor
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Geisa, querida... que saudade! Concordo sobre a mudança de postura dos novos professores. Diante dessa nova garotada, entendo que esses educadores devem ser realmente bem instruídos, bem orientados e melhor remunerados também. Não deve ser nada fácil essa responsabilidade. As crianças estão cada vez mais espertas, questionadoras, ativas! Parabéns pelo trabalho! Beijos

    ResponderExcluir
  9. linndo seu blog, está de parabens!! :D

    ResponderExcluir
  10. Adorei sua palestra na Academia sábado.
    Beijos Cynthia

    ResponderExcluir
  11. Oi Geisa, quando quiser saber no meu blog qual é o seu aspecto pode me perguntar. Mas vejo que já tem visto e entendido um pouco aonde localizar.
    Mas aos poucos vc vai entender sua mandala. Bjs carinhosos Cynthia.

    ResponderExcluir
  12. Amiga, vim apenas fazer uma visitinha porque estou morrendo de saudade de vocês! De hoje não podia passar. Precisamos marcar algo urgente! Beijo grande!

    ResponderExcluir
  13. Olá! Sei que ando sumida, mas sempre penso em vc.
    Deixei os poemas de lado e estou me dedicando aos meus artigos cientificos rsrsrsr
    Pois é menina... ser professor não esta nada fácil.
    Os pais estão delegando a educação para as escolas e esquecem o seu papel.
    Minha pequena Isabella outro dia chegou aterrorizada da escola, ela me disse: "Mãe acredita que um coleguinha gritou com a professora! Nossa mãe ele não sabe que devemos tratar a professora com carinho né!"
    Devemos educar deste cedo nossos filhos e nos educar continuamente. Pois muito do que acontece em sala de aula esta relaciionado com o que os alunos vivenciam em casa.

    Beijos meus e da Bebelusca.

    ResponderExcluir
  14. Uma postagem actual, interessante e necessária!
    Parabens por todo este trabalho.
    Beijo
    Graça

    ResponderExcluir
  15. GEISA, RESUMINDO COM SUAS PRÓPRIA PALVRAS:

    "estão ( OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO) desgastados e desorientados pelas várias modificações ocorridas na Educação, e a dificuldade de se adaptarem a elas".

    UM ABRAÇÃO CARIOCA.

    ResponderExcluir
  16. Olá Geisa!
    Vi os vídeos e me senti sintonizada com a palestra e o debate.
    Acho que o professor, mesmo com todas as dificuldades e estresses devem se reciclarem com frequencia, pois o mais interessante aos alunos é a internet, então professor conectado e atualizado vai conseguir prender a atenção dos alunos. Lógico que há excessões, mas na maioria, penso que seja assim mesmo.
    Excelente o tema!
    Parabéns as três.
    Xeros

    ResponderExcluir
  17. Voltei pra dizer que nessa postagem aqui:

    http://misturao.blogspot.com/2011/05/professor-conectado.html

    Falei do professor e gostaria da sua opinião.
    Xeros

    ResponderExcluir
  18. Olá minha linda amiga Geisa!

    Concordo plenamente com voce sobre a nova postura dos professores.As que são obrigados a tomar,as que são tomadas para se protegerem ou conseguir crescer profissionalmente,e também aquela postura que tem que ser tomada num momento de crise ou tensão.
    O professor, como todas as profissões,está sendo obrigado a se adaptar e mudar as vezes até radicalmente em relação ao alunato e perante seus pares.
    O caminho é só para frente,sem retrocesso.
    Uma linda profissão,tão vilipendiada, mas resistindo porque serão sempre necessários em qualquer processo de aprendizagem acadêmica.
    UM beijo carinhoso amiga.
    Teca

    ResponderExcluir
  19. OLá, querida Geisa
    A educação na atualidade requer muita compreensão e desapego... coisa que nos falta de todos os lados...
    Gosto da minha vocação e não gostaria de ter sido outra coisa que não fosse professora... mas infelizmente a área da educação está descreditada pelos que deveriam tomá-la mais a sério...
    Bjs de paz e ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  20. Primeiro vou deixar um beijo e dizer que estou por aqui...agora verei as novidades, que já sei, são muitas...

    ResponderExcluir
  21. Olá, minha querida seguidora número 100!!!

    Saudades!

    Geisa, tenho um profundo respeito por você, sua profissão que sei que desempenha muito bem, além de admirá-la muito, como você já sabe há tempos.

    Vim convidá-la justamente para ler um Depoimento meu, em meus Botões de Madrepérola, e deparo com esse assunto tão pertinente aqui!

    Sua opinião como Psicanalista e assessora em Educação poderá ser muito útil nesse momento singular de minha vida profissional.

    Um beijo grande!! Se puder vir, eu agradeço imensamente.
    Graça Lacerda

    P.S. Agora vou inteira-me dos links que você propõe.

    ResponderExcluir
  22. ops...inteirar-me...lapso de teclado, evidentemente...

    ResponderExcluir
  23. Oi querida!Postei em meu blog um um vídeo que a minha vizinha gravou do irmão após ter matado acidentalmente o passarinho do pai. o vídeo ultrapassou 1 milhão de acessos, e ele foi publicado em muitas revistas, blogs, jornais...todos querendo avliar um pouco o comportamento do menino...
    Passa lá, e me diz o que vc acha de tudo isso.
    beijos

    ResponderExcluir
  24. É isso aí. Não sei se vc reparou quando a irmã dele fala que já matou um pintinho quando criança, ele disse: "Mas não era de papai". Em seguida ela afirma que era sim do pai, querendo deixá-lo mais calmo.

    beijos.

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI O SEU CHARME EXPRESSO EM PALAVRAS