Há anos venho estudando o comportamento da mulher nos tempos atuais. Este espaço destina-se a analisar os reflexos (positivos e negativos) decorrentes do movimento feminista, através de textos escritos por mim e outros autores.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

ESSA TAL PAIXÃO



“A voz do povo é a voz de Deus”. Percebi (através de alguns comentários e algumas conversas que ouvi) que o meu post anterior precisava de alguns esclarecimentos. Temas como amor, paixão e relacionamentos são sempre muito complexos, porque não existe uma verdade absoluta e muito menos uma fórmula mágica que solucione a questão.
O que é a paixão? Qual a finalidade? O acontece no nosso cérebro que nos deixa em estado de graça?
A relação homem/mulher, para se estabelecer, passa por 3 estágios: atração, paixão e afinidade.
- A atração se refere aos aspectos físicos e não verbais. É quando uma determinada pessoa chama a sua atenção e você sente que ela tem algo a mais, sem saber explicar o que é.

- A paixão é aquele estágio em que esta mesma pessoa fica “martelando na sua cabeça”. O cérebro só focaliza as qualidades positivas e ignora os defeitos. A finalidade da paixão é tentar estabelecer uma ligação com um(a) parceiro(a). A emoção é tão forte que causa uma euforia incrível. Havendo rejeição, pode provocar desespero e levar a obsessão, ou, em casos extremos, em assassinato ou suicídio.
Durante o estado da paixão, várias substâncias químicas poderosas são liberadas no cérebro e a satisfação é completa. A dopamina provoca bem estar, a feniletilamina aumenta a excitação, a serotonina cria sentimento de estabilidade emocional e a noradrenalina produz a certeza de que tudo se pode conseguir. Existem pessoas que são viciadas neste coquetel hormonal querendo repeti-lo e nunca passando para o outro estágio (viciados em sexo estão neste grupo).
Essa situação é temporária, durando de 3 a 12 meses. Quando passa o efeito dessas substâncias, o cérebro volta ao normal e a realidade se apresenta, levando a pessoa a se perguntar: “O que eu estou fazendo aqui, vendendo água de coco na praia?”.
Na verdade, a paixão é um truque biológico com a finalidade de fazer com que homem e mulher fiquem juntos para haver a procriação e atender ao instinto de perpetuação da espécie. É um sistema primitivo, mas que ainda está presente nos dias atuais.

- As verdadeiras diferenças no sexo só vão aparecer quando termina o estágio da paixão e começa o da afinidade. Quando a realidade supera a paixão, um dos parceiros rejeita o outro. A seguir, ou há uma rejeição mútua, ou começa a afinidade. Se começar a afinidade, o casal se desloca para a construção de um relacionamento e consequentemente para a construção do amor.

Estudos científicos mostram que, quando a pessoa está apaixonada, a área do cérebro ativada é a mesma de uma pessoa que está drogada ou em êxtase religioso.
Eu sei que os românticos ficarão chocados ao tomarem conhecimento destas informações (eu mesma fiquei quando soube disso), mas este é um alerta para evitar que tomem decisões precipitadas e corram o risco de por a sua vida a perder quando estiverem vivenciando o estágio da paixão.
"Geisa Machado"

28 comentários:

  1. Amiga são 1:30h da madruga e acabei de conseguir postar um selo premio que ganhei e tenho que indicar. Você foi indicada por mim para recebê-lo,tem regras,mas, sabe,não posso obrigar.rs...Voltarei aqui sem sono para ler seu post com toda atenção e comentar ok!?
    http://amigosemimosdacoruja.blogspot.com/
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Até concordo,Geisa. Existe sim uma explicação científica, física e até psiquíca para amor e paixão. Pro ódio, pra tristeza. Não vejo por quê chocar,é isso aí, você está certa. Mas eu não me perco muito não,tentando entender sentimentos. Vou vivendo ,assimilando, caindo, levantando, peneirando o que é mais importante e jogando o que não presta,fora. desejo ótimo final de semana. Beijos

    ResponderExcluir
  3. É isso amiga,perfeita descrição! Muito explicativa. Quando digo que não sou mulher de me apaixonar as pessoas ficam chocadas. rs...É essa a tal da "química" que todo mundo fala.Depois de um tempo,ou se constrói o amor,ou a paixão "apaga". Tenho amigas casando na paixão e vc conhece né?! Vamos ver o que vai dar,a torcida é para que se construa o amor.Que as afinidades sejam maiores.Quando rola a química o ideal é não se diluir,é caminhar apaixonadamente porque é gostoso,sem perder a si mesmo.Adorei! Esse assunto vai longe né!? Muito bom! Não esquece do prêmio lá hein!bjão
    http://amigosemimosdacoruja.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Concordo que não há uma verdade absoluta,cada um tem seu drama,sua defesa e seu ideal e respondem a uma paixão de acordo com eles. Você é maravilhosa e tenha certeza de estar ajudando muita gente, inclusive eu ,sempre. bjão

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Nossa não imaginava a força de uma paixão.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Parece, pelo que você descreveu, que já passei o estágio da paixão, que estou no de afinidade e construindo meu relacionamento. E sinto que acertei em cheio, porque vivo um vida com marido que me deixa feliz, tranquila, me sinto respeitada em minhas individualidades, e conseguimos equacionar as diferenças. Mas já vivi umrelacioamento que não era assim, e felizmente agi certo na hora certa para me livrar dele, do que não me fazia feliz.

    ResponderExcluir
  7. Olá Geisa, em primeiro peço desculpas por a minha demora. Quero agradecer o seu comentário que eu gostei muito, muito, vim aqui algumas vezes para comentar como anónimo mas não consegui. Estou a ver que a Geisa nestas coisas da paixão e no amor é uma especialista, eu gosto de vir aqui para aprender mais qualquer coisa. Há um ditado que diz vivendo e aprendendo.

    Um beijinho,
    José.

    ResponderExcluir
  8. À s vezes é preciso abanar a árvore da existência para caírem as folhas velhas. Talvez seja por isso que eu não quero saber quem pintou o céu de azul, mas eu quero é o resto da tinta, porque nós podemos matar o tempo, mas é sempre ele que nos enterra.
    Gostei muito de vir aqui visitar o teu belo espaço. No carácter, na conduta, no estilo, em todas as coisas, a simplicidade é a suprema virtude. O destino une e separa pessoas. Mas nenhuma força é tão grande para fazer esquecer pessoas, que por algum motivo um dia nos fizeram feliz!
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  9. Minha linda, primeiro quero dizer que estou seguindo a risca o teu e-mail.
    Pôxa, você parece ser uma vidente...rs...enxergou tudo no pouco que te contei.
    Já li e reli teu e-mail inúmeras vezes e vivo a repetir aquela frase, as vezes em voz alta, outra em pensamento, mas está sendo como uma prece no meu dia a dia, obrigada viu?

    Suas postagens, sempre ajudando, de uma forma ou de outra, amo te ler.

    Beijos mil no coração.

    ResponderExcluir
  10. Ah, mas é gostosa essa química hein... Bom, já que a paixão é tão poderosa e perigosa assim, o que posso concluir por mim é: viver os 3 a 12 meses, quando passar, daí entender os estágios seguintes e nada de juntar as escovas de dentes antes rs...Ou, será que a ficção de Glória Peres onde os indianos evitam a paixão e constroem o amor seria mais bem sucedida?? Ohhh dúvida cruel!!

    ResponderExcluir
  11. Amo vir aqui.
    Como sempre mais um texto esclarecedor.
    Concordo com a Elaine vc está ajudando muita gente, eu por exemplo apreendo e coloco em pratica muito do que leio aqui.

    Obrigada pelo carinho das visitas, é uma honra recebê-la.
    Beijos.
    Tenha uma excelente semana.

    ResponderExcluir
  12. Olá Geisa! Vir aqui é sempre uma decisão inteligente. Seus textos tem uma característica que conheço bem na minha profissão: eles são INTERESSANTES. Além disso você escreve muito bem e essas duas coisas somadas, dão o ibope que você, merecidamente, ostenta aqui no blog. Parabéns! Voltarei sempre! Beijo imenso.

    ResponderExcluir
  13. Olá! Vi o seu recado lá no "mimos" ,Se você como eu fica constrangida em escolher, não se preocupe, poste o selinho sem regras mesmo.Conforme voc~e for conhecendo os blogs e quiser presenteá-los apenas avise qual o selo e peça pra virem buscar.Muita gente não gosta de selos com regras e eu tb já tive problemas com isso.Esse foi o primeiro que passei por achar um sentido bem, direcionado,mas, sei que é complicado. Posta aí e td bem ok!? rs... bjão

    ResponderExcluir
  14. concordo que a paixão é um truque biológico..mas que delicia que é..bom demais.. beijão

    ResponderExcluir
  15. Eu vim aqui hoje agradecer,
    Pois ontem eu fiz 5.000 visitas em nove meses e cause 1000 comentários
    Vim agradecer seu carinho e paciência, vim agradecer seus comentários
    Agradecer sua ajuda, agradecer suas dicas, vim agradecer seus selos e mimos, e obrigada por me deixar fazer parte do seu mundo.
    Algumas pessoas podem pensar que a palavra “Amiga (o)” não deveria ser usada nos blogs já que não nos conhecemos pessoalmente, então parei e pensei o que significa essa palavra?
    “Amigo” e aquela pessoa que você conversa ,que você se preocupa e ela com você, na qual você tem um carinho especial, e que você conta com ela, e ela sabe que pode contar com você, amiga te faz rir e chora com você, amigo torce e te ajuda nas lutas, e fica feliz em saber que você esta conseguindo realizar seus sonhos.
    Então, e isso que sinto por você.
    Você realmente e um amigo querido
    Sinceramente aceitei o meu agradecimento
    Obrigada por tudo
    Lidia
    Ps- venha pegar seu selo e ver minha homenagem a voce

    ResponderExcluir
  16. Oi Geisa...
    adoro vir aqui ler seus textos...e sim...você ajuda muita gente com eles..inclusive eu...leio..releio...penso...reflito... e depois tudo fica mais fácil... mas eu acho que já passei por todas essas fases viu!!! agora to na fase.." deixa a vida me levar...vida leva eu..." rsrsrsrsrrs
    Saudades de vir aqui viu!!! e olha, chama a Elaine e vem as duas aqui curtir um pouco da neve comigo...quem sabe assim o inverno aqui fica mais legalzinho..
    Bjs carinhosos pra você
    Márcia

    ResponderExcluir
  17. O parto foi editado, ela teve que cortar ,pois, o filme é longo demais,Ainda assim emociona né amiga? A Ines tb falou que chora rs...Obrigada pela visita. Repostei só para ver a reação e me surpreendi com os comentários. Fiquei feliz! rs... Montão de bjs e abraços.

    ResponderExcluir
  18. Oi Geisa!

    Obrigada pela lembrança. Assim que conseguir organizar minha vida eu voltarei sem falta, pois to sentindo uma baita saudade de todos vcs. E tb com calma e atenção vou ler os seus textos, pois gosto demais da forma como vc aborda seus temas. Vc tem bagagem e muito a nos passar e ensinar.

    E meu e-mail é: cintierela@gmail.com

    Ficarei aguardando curiosa, pois eu amodoro filmes antigos. São minhas grandes paixões.

    Um beijo super carinhoso.

    ResponderExcluir
  19. amor, paixão é necessário, pois torna o ser humano melhor.
    Pode deixar qd eu for em SP te aviso, para nos encontrar.
    A tua cidade é tri legal.
    adoro.

    ResponderExcluir
  20. OBRIGADA PELO COMENTÁRIO NO M/BLOG
    O AMOR É MARAVILHOSOOOOOOOOOOOOOO
    VAMOS VIVÊ-LO EM TODA A SUA PLENITUDE....


    BEIJO

    ResponderExcluir
  21. Geisa

    Me pergunto então daquela paixão que surge sem contato físico nenhum...O qua a ciência fala disso?
    Sabe ainda há acredito que há coisas pelas quais não haja explicação...

    Desculpe o sumiço

    Milhões de beijos

    ResponderExcluir
  22. Oi Geisa, para variar gostei...e muito!

    Mas aqui para nós esta tal de paixão é até por vezes destrutiva, mas tem um sabor incomparável.

    Deve ser extraordinariamente gostoso, morrer-se, morrer mesmo, de paixão.

    Não desta paixão que leva as pessoas a entregar-se a bebida e sair por aí cambaleando gritanto o nome da mulher em cada portaria de edificio pelo qual ele passa e, por isto, levar baldes d'água na cabeça

    Ou então,ter aqueles ciúmes loucos até das calcinhas dela, pelo fato de estarem sempre mais próximo do lugar de onde ele jamais gostaria de sair.

    Dali e das adjacências, é claro !

    Ou dos seus sutiãs que ficam segurando , amparando e protegendo aquilo que ele quer sempre solto , livre e oferecidos.

    Esta maldita paixão é muito bendita.

    Causa um dor que não nos faz sofrer nada.

    A gente fica com olheira, anda sempre meio zonzo, segurando nas paredes porque as pernas estão sempre bambas , o coração disparado e as cabeças fervendo !!! (rs).

    Esta tal da paixão é um castigo extraordinário e ainda existe que não queira sofrê-la.

    Uma vez encontrei com um grande amigo que dizia que não fumava mais, não bebia mais, só comia frutas, verduras e legumes e acompanhado de água, corria dois mil metros por dia, tirava a pressão arterial duas vezes por semana, nunca mais tinha - como sempre fizera - procurado como um alucinado por mulher,um amor, um novo encantamento, deixou de assistir futebol para não se emocionar e agora só jogava dominó.

    Não pude conter-me e perguntei-lhe:

    -Ô amigão, mas você quer viver muito?

    Ele apressadamente, respondeu;

    - Quero morrer, o mais velho possível...

    Então tive que retrucar:

    -Pra viver esta vida de merda que você esta levando?

    Nunca mais o ví (rsrs)

    Geisa, um abração carioca nesta loira que desmoralizou a música do Gonzaguinha, sobre a matéria.

    ResponderExcluir
  23. Oi Geisa, seu post, como sempre, tá maravilhoso, vc falou uma coisa muito verdadeira.
    "Devemos ter muito cuidado para não tomarmos decisões precipitadas e correr o risco de por a sua vida a perder quando estiverem vivenciando o estágio da paixão." Concordo plenamente com vc. É difícil, mas é possível.

    Bjs e ótimo fim d semana.

    ResponderExcluir
  24. Sei que já deixei meu comnetário nesta postagem, mas como deu saudade vim desejar um feliz final de semana.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  25. Uma linda semana pra ti amiga...beijos na alma.

    ResponderExcluir
  26. Geisa
    Talvez plante uma roseira enfim... rsrsrs Obrigada pela atenção, também gosto muito dos seus textos por isso volto sempre.Eles me permitem aprender um pouco mais e aprender é sempre uma boa experiência.
    Tenha uma semana maravilhosa!

    Milhões de beijos

    ResponderExcluir
  27. Awesome, thanks for sharing such great in-site.

    Yours in Health, Robin

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI O SEU CHARME EXPRESSO EM PALAVRAS