Há anos venho estudando o comportamento da mulher nos tempos atuais. Este espaço destina-se a analisar os reflexos (positivos e negativos) decorrentes do movimento feminista, através de textos escritos por mim e outros autores.

domingo, 14 de março de 2010

MULÉ MACHO SIM SINHÔ

A Rede Globo está exibindo o programa Big Brother Brasil e em uma das festas proporcionadas aos brothers, uma participante (Mulher), trajando uma saia, estava sentada de pernas abertas. Outro participante (Homem) chama a atenção dela para este fato. Ela, numa atitude totalmente provocativa, abre mais ainda as pernas.
Outra edição mostrou esta mesma participante, na “brincadeira”, vestindo a cueca de um colega, alegando ser uma simpatia para amarrá-lo a ela (uma das muitas tentativas “atrevidas” de conquistá-lo).
A cueca e a calcinha são peças do vestuário que apontam para a diferenciação dos sexos. Portanto, o que passa despercebido é que esta participante, ao vestir uma cueca, expressa claramente o seu desejo de ser um homem. A sua profissão? Policial. Embora ela seja bonita e tenha um corpo exuberante (feminina na aparência), em contrapartida, muitas vezes se mostra agressiva, tendo um comportamento extremamente masculino.
O que eu chamo a atenção é para estes detalhes que parecem pequenos, mas que fazem toda a diferença, e que precisamos tomar cuidado para não usá-los como modelos. Nós podemos ser policiais, bombeiras, juízas ou ter qualquer outra profissão que no passado eram cargos ocupados exclusivamente por homens, porém, não podemos jamais esquecer que SOMOS FEMININAS NA ESSÊNCIA.


Mulheres que usam a cueca do marido ou do namorado (eu conheço algumas) estão, com certeza, querendo ser o homem da relação.
"Geisa Machado"

34 comentários:

  1. ADOREI
    PARABENS
    O MAL é AS PESSOAS VIVEREM APENAS A PENSAR NO CORPO E NÃO PENSAREM COM A CABEçA
    DESRESPEITO à FARDA E A ELA PRÓPRIA
    MAS QUE EXEMPLO PRA HUMANIDADE ????
    O RESPEITO PRA CERTAS PESSOAS JAMAIS EXISTE
    SÃO NAS PEQUENAS COISAS DA VIDA
    QUE ESTÃO OS GRANDES RESULTADOS...NESTE CASO NEGATIVO

    VOU VOLTAR
    BEIJO

    ResponderExcluir
  2. Olá Geisa,obrigada pelo selo, eu fico sempre envergonhado quando me oferecem um selo,na parte lateral do blog, não consigo ainda colocar o selo,e o meu filho tem a vida dele e quando chega aqui,é tudo à pressa,mas eu irei leva-lo ainda por cima é muito bonito, está aqui a piscar-mo o olho rrs.
    O ser femininas é que dá mais beleza às mulheres.O programa Big Brother passou aqui em Portugal e ouve homens e mulheres que fizeram figuras bastante tristes
    Desculpe por não ter levado o selo ainda.

    Um beijinho grande,
    José.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com voce amiga , e e preciso muita coragem para falar sobre essa questão , isso me faz admira-la mais ainda , graça a esse tipo de mulher que hoje em dia não podemos mais brincar nem no carnaval sem tomarmos o cuidado
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Geisa,
    Sabe eu vejo esse tipo de cena com extrema tristeza e vergonha...Acho de extremo mal gosto e falta de inteligência...pronto falei!!! Ahhh.. Será que é tão difícil algumas mulheres entenderem que para ocupar um cargo que "antigamente" pertencia apenas a homens elas não precisam tentar se transformar num deles? Será que é tão dífícil de entender que elas estão assumindo cargos e não mudando de sexo? Será que é tão difícil entender que não há necessidade de colocar a feminilidade de lado para mostrar que são boas e capazes pra exercer tal cargos? As vezes fico me perguntando o que elas querem mostrar ou provar com essas atitudes pra mim totalmente desnecessárias?
    Que pena viu!!! Essa inversão de valores já está se tornando chata e nojenta...
    Amiga, obg por colocar em pauta assuntos que realmente precisam ser avaliados e repensados...
    Bjs carinhosos e linda semana
    Márcia

    ResponderExcluir
  5. Independente de qual função a mulher exerça, ela não precisa perder a feminilidade.
    Existem mulheres e homens também que, querem levar para casa ou para qualquer lugar as atribuições dos cargos que exercem.
    Tenho uma sobrinha que quase acabou com o casamento porque levava para seu lar a função de secretária e não a de esposa, mulher e mãe.
    Muito boa sua colocação.
    Um grande abraço, boa semana!

    ResponderExcluir
  6. ADOREI!!!!!!!!!!!!!
    Minha amada AMIGA, tiro o chapéu pra você, que texto maravilhoso.
    Vou te confessar nunca usei cueca, nem por brincadeira...eu sou mulher com M maiúsculo...rsrs.

    Beijos com carinhos.
    Abraços apertados.
    Uma semana cheia de paz.
    Ah, e obrigada pelo lindo selo, já postei lá no meu blog de presentes, lindo por demais da conta, fico feliz que tenha se lembrado de mim.

    Se cuide, fique com Deus.
    Amo você amiga.

    ResponderExcluir
  7. Feminina sempre...
    Ah não, cueca to fora.

    Bjos grandes, já te adicionei tá?

    ResponderExcluir
  8. oi querida..adorei seu texto.. colocar cueca ? ridiculo.. qual homem que vai achar sensual uma mulher de cueca.. deprimente .. saudade de vc..beijão

    ResponderExcluir
  9. GEISA,

    completa, correta,não deixa nunca pedra sobre pedra e tornou-se minha autora preferida e seu blog, uma referância.

    Eu tenho uma história pessoal para lhe contar e referente a esta parte abaixo do seu texto que exprime na prática , exatamente, o que você nos colocou como teoria.

    Você disse:

    "Nós podemos ser policiais, bombeiras, juízas ou ter qualquer outra profissão que no passado eram cargos ocupados exclusivamente por homens, porém, não podemos jamais esquecer que SOMOS FEMININAS NA ESSÊNCIA."

    E qual é a historia?

    Eu estava em dos cruzamento da Avenida Rio Branco aqui no RJ.

    De repente, descendo a Avenida e apitando, veio em direção ao sinal (paulista chama semáforo, não é isso?)uma guarda da PM , gesticulando para os carros andarem mais rápido naquele trecho.

    Geisa, era absolutamente, gostosa, molezinha, enfim...

    Loira e os cabelos presos por baixo do boné, porém, muito provocativamente com algumas madeixas de cabelos fininhos, cainho na frente, por cima dos seus olhos, e um pouquinho do lado, tipo: Desalinhado arrumadinho.

    Um rosto de mulher com base (é isso?) boca pintada de batom vermelho,(bocão) com aquele troço preto que você passam nos olhos e dois pequenos brincos, deste parecidos com duas pedras de diamantes nas orelhas.

    Um seio, muito generoso e que a blusa do uniforme não o continha em toda a sua plenitude e, apesar de toda abotoada )lógico era uma PM guarda de trânsito!!!)a gente sentia que ele estava louco para dar uma saidinha daquela roupa.

    Um corpo, aparentemente muito bonito, pois a calça do uniforme disfarçava suas curvas, mas não afundava , nem um pouquinho, aquelas nádegas cheia de autoridade.

    Ali estava a força e a beleza de ser daquela mulher... soldada da Polícia Militar do Rio de Janeiro!

    Uma delícia.

    E ela apitava, gesticulava vigorosamente o braço e, os seios respondiam com suaves mexidinhas cadenciadas (rs)

    Uma graça!

    Parou no sinal que eu estava esperando para abrir e cometí uma "carioquisse" perigosa,pois fui para o seu lado e ela vendo que eu queria falar-lhe alguma coisa, parou de apitar.

    Então eu disse:

    -Senhora guarda, com o maior respeito - e ela olhou-me atenta, com aqueles dois olhinhos de mel - o que eu deveria fazer para que a senhora me prendesse. - esbocei uma risada.

    A PM olhou -me, exatamente como a minha mãe me olhava , quando eu fazia uma besteira, com um olhar fulminante de reprovação e autoridade.

    Lógico, não respondeu nada, fechou o trânsito e sinalizou para que todos nós atravessássemos.

    Em pleno trajeto de travessia , nem tive coragem , mais de olhar aquela gostosa!

    Era isso que eu tinha em apoio a toda sua tese magistral do ser-mulher, ser-feminina, ser-autoridade e com identidade própria.

    Um abração deste carioca, que só está em liberdade, porque aquela mulher teve um comportamento muito mais coerenre e profissional,do que este machista (será?- apenas tentei, vai que colasse?) e de um homem ainda desacostumado, as novas realidades (rs).

    ResponderExcluir
  10. Você tocou bem na ferida. Na verdade não assisto esse programa justo por isso. Não gosto de banalização. E infelizmente banalização dá ibope. Outro dia, eu que sou católico, nas nem por isso deixo de ver algo de outra religião que seja interessante, vi um debate numa rede evangélica, onde a pergunta era: Por que esse tipo de programa faz sucesso e os programas culturais que também são feitos com qualidade, não fazem. As respostas foram quase unânimes: "As pessoas gostam disso,de sexo explícito na tv ,de violência.Gostam de ver um gritando com outro. Sou hetero, gosto de mulher, mas me dói ver exposição exagerada de bundas na tv. E parabenizo você. Eu também acho que a mulher pode até ser feminista,mas não precisa deixar de ser feminina. Esse negócio da mulher vestir a cueca do cara, é no mínimo falta de personalidade,autenticidade. Fiquei fã do Clodovil, gay assumido, já perto de sua morte, quando ele disse que detestava gays se vestindo como mulher, escandalizando, banalizando e que grandes nomes da humanidade eram gays e nem ppor isso caíam nessa esculhambação. Ora,seja gay, lésbica,mas seja digna.Tenha seu emprego normal ,seus amigos, mas não caia em banalização. E heteros também não têm que ficar fazendo sexo ao vivo na tv não. É o que penso. P a r a b é n s!!! E muito obrigado pelo carinho no meu aniversário. Beijão

    ResponderExcluir
  11. a mulher é um mundo imenso que compota alguma masculinidade também.

    ResponderExcluir
  12. Você tem razão querida...Adorei o texto...
    Não podemos perder a nossa essência.

    Durante a semana moro sozinha com meus filhos, sou mãe e pai ao mesmo tempo. A minha casa está em obra e tenho que resolver tudo sozinha. Tenho que agir com determinção, mas nunca perco a delicadeza.



    Um abraço...

    ResponderExcluir
  13. Estou muito satisfeita com os comentários que recebo. Obrigado a todos que participam.
    A magia da noite, vc está certo no que escreveu, porém deixe-me esclarecer um ponto. Todos nós, homens e mulheres, temos hormônios masculinos e femininos. O que nos diferencia é a dosagem: os homens têm maior quantidade de hormônios masculinos e vice versa. A impressão que tenho é que as mulheres estão querendo produzir (inconscientemente) mais hormônios masculinos, quando reforçam este comportamento e aí ficam desequilibradas. A minha intenção é alertar para este fato.
    Um beijo a todos!

    ResponderExcluir
  14. Querida tem um selo pra vc
    bjs

    http://meusparceiroseamigos.blogspot.com/2010/03/sandra-veneziani.html

    ResponderExcluir
  15. Pois é amiga, eu vi a cena da Ana Mara e senti vergonha do rapaz chamar a atenção dela. Muito feio.Falando em masculino o nosso mascote da imobiliária. O cão do Alex " Koda" morreu ontem atropelado a imob hoje estava triste. Tentamos esquecer,mas, num dá.Vamos ver o que acontecerá agora. Seu post está maravilhoso e como sempre nos elucidando. Obrigada pelo carinho lá nas asas com Davi e o poema das notas musicais. Montão de bjs e abraços com calcinhas rs...

    ResponderExcluir
  16. Oi Geisa!!

    Td bem? Como vc está?
    Bem, li seu texto e como sempre está perfeito. Muito bom. Álias, li todos os outros e posteriormente farei algumas observações. Eles estão excelentes!

    Passei aqui para lhe dizer que minha casa ta quase pronta. Agora em abril irei morar sozinha com meu filho e de fato, agora poderei dizer com todas as letras que me tornei "uma verdadeira chefe de família". Uma sensação muito boa que nos da alegria e um pouco de medo também. Afinal, a partir de agora minha responsabilidade írá aumentar. Enfim, é a vida que segue seu caminho.

    To passando aqui para lhe dizer que estou com muitas saudades e que em breve voltarei a escrever e pretendo estreitar meus laçõs de carinho e afeto com algumas pessoas aqui da blogsfera das quais gosto muito.

    Ja percebi que não conseguirei abraçar o mundo com as mãos, pois o tempo é curto e a vida corrida. No entanto, poderei estabelecer um vínculo maior com um grupo de pessoas, com as quais me identifico e vc é uma deles. Então, me aguarde e confira.

    Um beijinho carinhoso.

    ResponderExcluir
  17. Geisa...

    Entrei aqui casualmente... e gostei do que vi!...
    Bem interessantes os teus textos, sobretudo muito bom gosto! Voltarei com mais tempo...


    Um beijo
    AL

    ResponderExcluir
  18. Linda, vim desejar uma bom final de semana pra você.
    Beijos cheinhos de saudades.
    Amo você.

    ResponderExcluir
  19. kkkkkkkkkkkkkkkkk não se assuste meu amoreco já pensou se vc chegasse no blog da Madrasta Boa kkkkkkkkkkkkkkkkk? Gente folgada e sem humildade é quem merece morrer envenenado seja com o das minhas maçãs ou próprio da pessoa, mas quanto ao cagão ele existe e dá muita energia para minha produção tóxica kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!! Ótimo fim de semana e bjinhos da Madrasta!

    ResponderExcluir
  20. Vim aqui no dia de hoje fazer uma reclamação:
    "VOCÊ ME ABANDONOU...sniffffffff"
    A sua amiga aqui anda precisando de ombro amigo...tem como?

    Estou com saudadesssssssss.
    Beijos no ♥.
    Amo você.

    ResponderExcluir
  21. Oi, Geisa.

    Passei aqui pra te deixar um carinho enorme pelo nosso dia. Acabei de saber que hj é dia dos blogueiros... isso mesmo, nosso dia doa tecladores convictos de idéias no ciberespaço...

    Viva nóis!!!! rsss...


    Bj e carinho do seu amigo olímpico.

    ResponderExcluir
  22. Geisa...

    Minha linda seguidora e amiga número cem, mas que vale milhões e pq não não dizer, infinitos...

    Sim, vc é muito mais do que já consegui te demonstrar até agora, pelo pouco que consegui visitá-la. Mas saiba sempre que está em meus pensamentos e orações! Meu carinho é enorme!

    Tenho uma proposta a lhe fazer, e espero que aceite, se gostar.
    Trata-se do meu Projeto LEXICOTERAPIA, dos Botões, amiga.
    Você, como Psicanalista Clínica, poderia aplicar esse projeto de Adormecer e Acordar Palavras, sem custo nenhum para vc, e o "compromisso" comigo(ai, que dor!) seria somente um retorno, de tempos em tempos, para verificação do andamento, se estão sendo atingidos os principais objetivos e tudo que um projeto simples e implantado com amor possa requerer de nós. Nada complicado!!!

    Fica então minha proposta.

    Já possuo uma Psicóloga Clínica tb no Paraná que aderiu à ideia, e meu afilhado que está concluindo Psicologia tb, vai integrá-lo em suas pesquisas de TCC.

    Na verdade, Geisa,não se trata de "mais um trabalho" para vc, amiga, trata-se de uma proposta de amor, solidariedade e carinho com pessoas que necessitam mudar o rumo de suas vidas, a partir da transformação do seu universo vocabular!

    Já deu certo em escolas...
    Bjs,
    e fique totalmente à vontade para dizer não, viu?
    Eu amo vc!

    ResponderExcluir
  23. Mandou bem, Geisa! Adorei o que escreveu e concordo plenamente! Beijão!

    ResponderExcluir
  24. Muito bom seu texto sobre comportamento, recordei a leitura do livro "O Corpo Fala" de Pierre Weil e Roland Tompakow, que ao analisar os gestos dos indivíduos pode-se conhecer muito mais sobre eles. Adorei conhecer um pouco do seu trabalho... Aceitei o selo presente que vc oferece aos seus visitantes ok?. Prazer Eriem

    ResponderExcluir
  25. Vim matar a saudade e dizer que amo receber seus emails. Engraçado, as vezes acho que conheço vc, mas no mundo real.

    Beijos e que Deus continue a abençoá-la.

    ResponderExcluir
  26. Nossa Geisa!

    Será que usar a cueca diz tanto assim?rsrsrs Não que eu use, na verdade acho que sou feminina aos extremos, nada mais lindo que uma lingerie...
    E não a nada mais prazeroso do que ser mulher e ser amada por um homem! rsrsrs

    Milhões de beijos

    ResponderExcluir
  27. Mulheres que têm comportamento masculinizado, na minha opinião, parecem querer liberdade e igualdade ás custas de se tornarem um pouco homens também. Por quê (eu me pergunto)? Desse jeito, parecem não estar satisfeitas com suas condições, e parecem revelar baixa auto-estima com relação a quem são. Faz sentido??

    ResponderExcluir
  28. Minha querida , vim para lhe contar uma novidade . Estou com um novo Blog que me foi cedido, e eu elaborei uma espécie de indicação das melhores postagens . Para que isso seja feito, estou pedindo sua autorização da publicação de um de seus posts , com devidos créditos. , Ficou muito feliz, se aceitar. Caso a resposta seja sim estarei visitando seu blog.quando for postada te avisarei , no final de cada mês haverá uma enquête no qual você também será avisada para que convite seus amigos a voltar
    Voce também pode estar indicando uma postagem sua a que mais gostar ou de uma amiga(o)
    Aguardo resposta...
    O blog é esse http://simplythebest01.blogspot.com/...
    Se interessar, por gentileza, responda-me através desse email: lidia_bferreira@terra.com.br
    bjs

    ResponderExcluir
  29. Muito pertinente e oportuno este teu texto!
    Há sempre pormenores que se revelam comprometedores...


    BeijO
    AL

    ResponderExcluir
  30. Passei pra ver se tinha postado,então, Oie! Já tá sabendo que a Majoli virá em abril pra Saõ Paulo? Vamos fazer outra reunião tá legal? rs... Montão de bjs e abraços cheios de assunto

    ResponderExcluir
  31. Minha doce amiga , recebi seu e-mail
    obrigada mais uma vez por seu carinho
    bjs

    ResponderExcluir
  32. Isso é um pouco complicado, tenho uma amiga que ficaria doida com isso eu acho, mas acho que a mulher que usa a roupa do namorado talvez queira igualdade de tratamento na relação, e não ser tratada apenas como um bibelô (eu nunca usei rss). Puxa obrigada pelo comentário! Eu estou estudando pra ser professora e a opinião de educadores formados vai ser de bastante ajuda beijos!

    ResponderExcluir
  33. Olá, rara!
    Encantada por teu blog! Quem dera se cada blog que eu visitasse tivesse tanto à me agregar!
    E o encontrei enquanto buscava uma foto para
    um texto meu em meu blog!
    E o fato é que essa foto me pareceu perfeita!
    Por isso, venho pedir a sua licença para postá-la em meu cantinho [na verdade já postei porém se houver algum problema me avise]!
    Gostaria tbm que me visitasse! Eu, já lhe sigo! :)
    Um lindo fim de semana, Geisa!

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI O SEU CHARME EXPRESSO EM PALAVRAS