Estamos vivendo uma época em que o materialismo e o consumismo imperam (“o ser humano vale pelo que tem”). Em contrapartida, a maioria das queixas nos consultórios (o que mais atormenta as pessoas, principalmente as mulheres) está diretamente ligada aos sentimentos e aos relacionamentos. Tanto isso é verdade, que existem profissionais especializados nesta área. E muita gozação a respeito. Veja o vídeo abaixo:
Homens e mulheres são universos bem diferentes. Para a tão almejada harmonia entre os sexos é necessário que cada um entenda o seu próprio universo e o do (a) parceiro (a).
Encontramos nas livrarias uma vasta literatura abordando este tema. Dentre os livros mais procurados, eu recomendo o “POR QUE OS HOMENS FAZEM SEXO E AS MULHERES FAZEM AMOR?” (Allan e Barbara Pease). Contendo uma linguagem simples e de fácil entendimento, ele nos dá “uma visão científica (e bem humorada) de nossas diferenças”.
Transcrevo abaixo um trecho deste livro para ajudá-la (o) a entender melhor como funcionam os aparelhos psíquicos de ambos os sexos.
QUANDO OS DOIS ESTÃO SOB PRESSÃO
A reação ao stress é uma das mais surpreendentes diferenças entre homens e mulheres. Um casal sob pressão é um campo minado que cada um tenta atravessar a seu modo. Ele se cala, ela se preocupa com isso. Ela fala sem parar, ele se desespera. Para tentar ajudar, ela toma a pior atitude possível: fazer com que ele fale sobre o problema. Ele pede para ficar em paz, sozinho, e se fecha.
Quando o homem sob extrema pressão ou em busca de solução para um problema sério se cala, isso aterroriza a mulher, porque, como ela só age assim se for ferida, enganada ou ofendida, pensa que foi o que aconteceu com ele. Será que ela o ofendeu e ele não gosta mais dela? Se a mulher magoada se cala, o homem supõe que ela queira ficar sozinha e vai para o bar com amigos ou se instala em frente do computador.
A mulher tem de compreender que nos momentos de crise o homem precisa ficar em paz, pensando. Nada de achar que ele não a ama ou está zangado com ela. Basta deixá-lo sozinho, colocando-se disponível para ouvi-lo, sem pressioná-lo. Vai passar e, mais tarde, ele poderá falar a respeito.
O homem precisa desenvolver a sensibilidade para entender que, por trás do talvez excesso de palavras da mulher, há uma carência e um pedido de ajuda. Reclamar e fechar-se só vai aumentar o stress. Procure ouvir, entender e colocar carinhosamente seus limites quando sentir que os atingiu.
"Geisa Machado"
Amiga é não é que é bem assim...
ResponderExcluirComo é dificil conviver...
Como somos seres complexos neh?
Ainda bem que existem pessoas como vc que nos ajudam a nos entender...
Bjos te adoro viu.
As fotos estão no orkut.
Pega lá.
Olá Geisa!
ResponderExcluirMais um bonito post, e muito bem escrito,desta vez até com um bocadinho de humor à mistura,
que eu ainda estou a rir,é verdade o homem normalmente esquece das datas de casamento, de quando a mulher faz anos,não é o meu caso se não teria de ouvir a mulher durante um anos, todos os dias a falar nisso.rsrs
Um boa semana de trabalho,e faça com que os homens se tornem melhores para as mulheres que elas merecem.
Um beijinho,
José.
oieeee!
ResponderExcluirTenho um selo meme muito legal para vc no meu blog
Bjs
Realmente concordo com voce , mas acho que o casal que percebe que o respeito e tudo , as coisas vão se encaixando
ResponderExcluirbjs
Geisa querida,
ResponderExcluirQuanto temos a agradecer por ter você por aqui viu.... vou mostrar esse texto pro meu marido...vou sim... afinal, ele está precisando aprender algumas coisinhas... caiu como uma luva esse texto aqui pra casa...não tiro o meu da reta não, porque eu tb preciso aprender muito, mas ele tá precisando aprender um pouco mais sobre as mulheres...ops..sobre mim...rsrsrsrss
Bjs carinhosos e já estou bem melhor da coluna e meu estado de espírito também deu uma melhorada...
Márcia
É difícil respeitar a individualidade do outro,mas, esse é o caminho. Realmente são seres diferentes com tempos diferentes para pensar e agir
ResponderExcluirA tensão e o estress causados por uma questão importante entre os dois realmente é um campo minado se ficar o bicho pega,se correr o bicho come,então o melhor é ler nas entrelinhas e aguardar o momento certo de conversar e acertar as coisas com diálogo.Ter paciência. A mulher sempre fantasia mesmo,rs...Montão de bjs e abraços Amei!
Olá fiquei a conhecer o seu blogue através da Clecilene Carvalho. Sou Ricardo Pinto e gostaria imenso que se tornasse seguidor do meu blogue, aqui em Portugal. Para isso basta aceder a http://centroparoquialgondar.blogspot.com/
ResponderExcluire no link seguidores iniciar sessão. Conto consigo e seus amigos e até breve!
Ricardo Pinto
OI GEISA,
ResponderExcluirhomens em crise, realmente preferem o silêncio e as mulheres podem inspirar-se na frase do grande dramaturgo Oscar Wilde para comprerender melhor certas questões do relacionamento a dois.
Oscar wilde disse uma vez:
-"Se você não consegue entender o meu silêncio de nada irá adiantar as palavras, pois, é no silêncio das minhas palavras que estão todos os meus maiores sentimentos".
E os homens, devem sim, ouvir suas companheiras, pois definitivamente, elas não pensam como Oscar Wilde!
Um abração carioca.
Homens e mulheres de todas as idades deveriam ler este post!
ResponderExcluirBjoo!!
Querida Geisa, muitas vezes o silêncio é a melhor opção, cada pessoa tem um tempo, e a pior coisa do mundo ocorre quando não queremos falar a respeito de algo naquele momento, e o outro insiste. Devemos dar esse "tempo" ao outro, com certeza quando ele(a) estiver mais a vontade, irá dividir conosco o problema que o(a) aflige.Adorei o texto. Beijocas
ResponderExcluir"Homens e mulheres são universos bem diferentes. Para a tão almejada harmonia entre os sexos é necessário que cada um entenda o seu próprio universo e o do (a) parceiro (a).". Em síntese, você já disse tudo aí. Isso sempre será complexo. Será que o homem não estando preparado, se encoklheu frente á libertação da muilher? À liberação da mulher? E será ainda que a mulher não exagerou ou exagera nesse feminismo? Tema polêmico e sem fim.Beijos
ResponderExcluirGeisa...
ResponderExcluirTb fico triste por não conseguir marcar nada para nos vermos e falarmos muitoooooo.
A vida é sempre bem corrida e ultimamente anda complicado....sai de um trabalho e estou em outro que não estou gostando...snifff...mas tudo se resolverá a seu temo, inclusive nosso encontro...
saudades e bjs
Interessantíssimo este post, amiga! É a pura verdade! Você colocou muito bem um dos principais problemas do relacionamento homem/mulher. Beijo grande!
ResponderExcluirAffff, nem vi que tinha postagem nova aqui..."atrasilda" eu....rsrsrs.
ResponderExcluirGosto muito de te ler querida, você me mostra tanta coisa que eu precisava saber, que eu não entendia, que eu deixei de viver...enfim...você completa o que falta aqui nessa cabeça de vento...rs.
Beijos cheios de saudades.
Vontade de te ver de novo pra conversarmos mais, mais e mais.
Amo você amiga.
Que linda a minha Bebelusca e que lindo o seu carinho, ela esta aqui do meu lado rindo a toa e dizendo "mãe estou no blog dela várias vezes" rsrsrs. Amiga estou em uma loucura só, por isso volto depois para ler direito o texto e fazer um comentário a respeito. Beijos dobrados.
ResponderExcluirObrigada pelo carinho de sempre. Pensei em nos reunirmos em algum jogo que cair de domingo para assistirmos juntas. O que Acha?
ResponderExcluirMonte de bjs e abraços
Geisa, desculpe a invasão mas te vi no blog da Elaine e não resisti.
ResponderExcluirSeu blog é lindo e vc é maravilhosa....
Bjs do ZC
Geisa, depois dá uma passada lá na redação pra ver o que tão falando das sogras!
ResponderExcluirBjoo!!
Sim q são seres diferentes não há dúvida. Mas será q as caracteristicas descritas no texto sobre como reagem homem e mulher sob pressão é uma regra? E claro q toda regra tem excessões mas mesmo assim... Achei um tanto generalizado o exemplo.
ResponderExcluirDe qualquer forma vou te seguir. Adoro temas existênciais. Vai ver sou meio mulhersinha. rs.
Cara Geisa, fico muito feliz q tenhas curtido a choupaninha sônica aqui ao lado.
ResponderExcluirE para a atenciosa e detalhada resposta q postou em comentários lá, faço o mesmo por cá:
(...) Quanto aos seus textos (postagens), teorias, indicações de livros, fiquei mesmo encantado, e sei q fica impossível não cair numa certa generalização quando há um claro padrão de comportamento q diferencia homens de mulheres. É isso mesmo. Só quis frisar as diferenças q fazem as exceções da regra... Claro tbm que, se frequentares aqui, verás que o humor é uma característica deste q escreve, então o "mulherzinha" foi a irresistível piada q tive que acrescentar no meu comentário. De qualquer forma, quis dizer, por exemplo, que não me encaixo no padrão masculino de comportamento, citado. Sob pressão, normalmente, costumo produzir com grande margem de acerto – pela urgência q o momento exige, ou ficar histérico. Tudo vai depender do momento como acontece a pressão. E, pasme, gosto das malfadadas DRs. Acho-as absolutamente necessárias. Só ceio q, como todo homem, geralmente mais prático, essas DRs são importantes, quando o romance começa, quando no romance tudo são flores! Essa é, pra mim o momento exato de se estabelecer os limites: o q cada um gosta e o que cada um não suporta num relacionamento, etc... E, evidente, q não estou proponho q se trate esse entendimento como se cada uma das partes estabelecesse um contrato, na presença de um advogado. Mas o nome é perfeito! Discutir a relação, quando o casal está apaixonado, há fase melhor para que, a medida que as diferenças vão se mostrando a gente falar sobre nos dá prazer, o até dá pra suportar e aquilo que não pode e a linha que não é aconselhável cruzar? Depois de tudo mais ou menos posto na mesa, é só fazer a manutenção concordas? Claro q nem tudo é tão simples assim, mas se o casal está comprometido cada qual com a própria palavra, o entendimento é muito mais fácil!
Conversemos. Nada como uma estudiosa...
Voz de Amigo
ResponderExcluir"É a voz do gostar,
É a voz do alertar,
dizendo nas palavras,
hei! acorde...Quero te ajudar!!!
É a voz que vem com o que precisamos ouvir,
ler, perceber, interiorizar...
Quando não conseguimos ler a nós mesmos,
Quando nos falta o chão, o teto, o rumo..
Vem como um "cutucão" benigno..
Uma sacudida,
Um alerta..
Uma sirene que soa o nobre sentimento,
de luz,
imenso cuidar..
Vem com tanta verdade,
mas, com o cuidado de não magoar..
Uma voz que Deus usa,
que vem devagar..
Que inunda...
Que traz alegrias..
Que contagia..
Uma voz de anjo,
Uma voz de irmão escolhido...
Presentes e presente..
Nos dois sentidos..o de estar e,
o de jóia inestimável..
Um mestre de consciência...
Mestre paciente para ouvir,
Ser cúmplice nas dores e alegrias...
Mãos estendidas,
entrelaçadas...
Dádiva da vida...
únicos,
senhores do bem:
VOZ DE AMIGO !
(texto da net).
Feliz Dia do Amigo e da Amizade pra vc.
beijooo.
Delicia de fragrância que deixastes lá em minha atmosfera.
ResponderExcluirAgora percorro alguns de seus post emuitos fazem bastante sendido. Oportunamente com tempo retorno.
Sobre o post de hoje tangêncio com uma suave analogia enxadrista.
Este jogo para ser bem jogado exige regras básicas movimentando os dois lados do cérebro. Lembro que existem mulheres aficcionadas por este jogo. Poderia citar tb o Gamão.
Numa visualização criativa vamos dar impulso com boa vontadade e abrir uma imagem mental, onde na cena vemos, um homem e uma mulher divertindo-se. Por analogia o tabuleiro seria o ambiente das relações. Sendo que ambos sabem que são infinitas as possibilidade e conhecem as regras, mesmo sendo de culturas diferentes ainda assim conseguem relacionar-se. A brincadeira pode levar horas e até dias e poderá haver um empate. Sem impasses ou questionamentos.
Voltando a realidade das relações, o equilibrio esta na educação, no diálogo, no bom senso e principalmente no campo das percepções. A resilência precisa estar em níveis equilibrados assim como a tolerância e paciência.
Enfim para um convivio exige-se conhecimento mútuo.
Gostei de ler seu texto e o fragmento da literatura que usou para abordar o tema.
Geisa, um bom final de semana pra ti.
Forte abraço.
As diferenças são tantas. O que precisamos saber é conviver com elas.
ResponderExcluirBj
Oi Geisa, este é um dos livros que eu já li e tenho aqui em casa, apesar que neste ano só re(li) um, e romance.
ResponderExcluirCurto muito uma amizade, fazer amigos é lindo, mas mais lindo é manter a amizade, e quando na internet, o mais triste é quando nunca mais teclamos com aquela pessoa que nos marcou, mesmo que seja apenas virtual, aconteceu comigo duas vezes, e a perda, mesmo que nunca as tenha visto, foi terrível pra mim, não gosto de perder.
Que bom que conseguistes comentar no meu blog, o teu aqui está lindo, beijos e um ótimo domingo, Mauro
Sempre haverá diferenças entre homens e mulheres, mas que podem ser resolvidas a dois.
ResponderExcluirvim deixar-te um beijo achocolatado e cheio de carinho...
ResponderExcluirBjos
Geisa querida,
ResponderExcluiradorei seu carinho no meu espaço.
aqui é perfeito!!
coisas de relação de homem e mulher precisa ser muito cuidado e ter muto dialogo a vida a dois não é nada facil.
linda semana com bjos.
OI QUERIDA,,,PASSEI PARA UMA VISITINHA...
ResponderExcluirBJUS
AGORA VOU FICAR AQUI NO SEU BLOG E COLOCAR A LEITURA EM DIA..
oi geisa,
ResponderExcluirIncrivel como somos abatidos por palavras que nos tocam.....maravilhoso
beijos...
Geisa, posso fazer uma confissão?
ResponderExcluirVOCÊ É LINDA DEMAIS..... Deus te cuide sempre... Bjs do Zé Carlos