Há anos venho estudando o comportamento da mulher nos tempos atuais. Este espaço destina-se a analisar os reflexos (positivos e negativos) decorrentes do movimento feminista, através de textos escritos por mim e outros autores.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

VOCÊ APRENDE

Hoje em dia fala-se muito sobre a importância do autoconhecimento. Muitos livros de auto-ajuda com inúmeras “frases de efeito” circulam pelo mercado. Observo as pessoas repetindo várias dessas frases sem ter o cuidado de refletir sobre elas. O efeito que causam é justamente o oposto do que propõe o autoconhecimento.
Uma auto-análise significa investigar “como você funciona” e isso só é possível na observação de seus comportamentos diante das situações que a vida lhe apresenta. Em outras palavras, aprendemos a descobrir quem somos através das experiências vividas no dia a dia e refletindo sobre elas.
Nos relacionamentos fala-se muito em “aceitar os defeitos do outro” (este outro pode ser o (a) parceiro (a), a mãe, o pai, o (a) amigo (a), enfim, aquele com quem você se relaciona). Como podemos aceitar os defeitos do outro se nem ao menos sabemos quais são os nossos e se não os aceitamos?
Outra frase muito falada é “precisamos aprender a conviver com as diferenças existentes entre as pessoas”. Para aprendermos a conviver com as diferenças precisamos saber quais são elas, pensar a respeito, para depois convivermos em harmonia.
No final das contas, é fundamental para o autoconhecimento a disponibilidade para aprender (sobre si e sobre o outro). O vídeo abaixo ilustra bem o que quero dizer. Assista-o com atenção... VOCÊ APRENDE!

Uma amiga minha está ingressando no mundo da blogosfera com o blog Baba Yaga. Ela é uma pessoa perspicaz, com muita sensibilidade e que está sempre procurando se aprimorar. Seus textos são atualíssimos, possuem um conteúdo inteligente, de leitura agradável e nos auxiliam a entender (e aprender) mais sobre o mundo em que vivemos. Faça uma visita e garanto que você gostará.
"Geisa Machado"

26 comentários:

  1. Amiga,amei o assunto de hoje e o vídeo. Concordo com tudo e para mim é uma cartilha que tento seguir com o coração,a cada aprendizado uma conquista. Tudo é lento pois o auto perdão é o mais difícil. Quando conseguimos que ele venha do coração,as conquistas embora pequenas vem vindo de acordo com nossos passos a caminho de nós mesmos. Shakspeare era mesmo um sábio, com sua genialidade, de absorver a mensagem de como tornar-se melhor;viver melhor e o que plantar para enfeitar nossa alma com a colheita. Estamos distantes ainda de conseguirmos adquirir na prática toda essa sabedoria,mas,sabemos que o caminho é esse. Nos entendermos e aceitarmos para poder mudarmos e assim tudo a nossa volta. Sem dúvida alguma,a busca é de nós mesmos.A responsabilidade com a nossa própria vida faz toda a diferença.
    Amei demais! Montão de bjs e abraços
    S

    ResponderExcluir
  2. Como aceitar e compreender os defeitos do proximo ou do parceiro se nem os meus defeitos eu consigo administrar?
    É isso amiga...
    Fala-se muito, mas pouco se pratica.
    Temos tantos defeitos e conviver com os nossos proprios defeitos é as vezes muito mais dificil do que conviver com os defeitos do outro. Mas com o tempo de aprende...E o video complementa.
    Bjos achocolatados

    ResponderExcluir
  3. Amiga, uma outra coisa que aprendemos errado é que numa união a dois, estes devem olhar sempre na mesma direção. Discordo. Acho que cada um deve continuar olhando na mesma direção que olhava antes, mesmo que seja inversa à do companheiro, com a diferença que estarão olhando em direções separadas, mas estando juntos um do outro... né, não? Agora vou ver o vídeo e visitar sua amiga. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Ahh, nem sei o que dizer... Muuuito obrigada!!
    Nem preciso dizer que você foi a responsável por abrir meus caminhos nessa árdua missão do autoconhecimento. Com você aprendo a entender o defeito do outro a partir do meu... Pessoas que antes eu não queria ao meu lado, convivo até com harmonia. E esse conviver com harmonia significa o meu próprio perdão. Ah, e como é difícil a auto exposição. Reconhecer a mim mesma me trouxe tantas lágrimas no início... depois, eu comecei a suspirar e dizer: "Que leveza, Geisa!! Como é bom sermos o que somos não é". E hoje me sinto mais leve por não carregar a obrigação de ser o que os outros desejam que eu seja. E hoje sou livre por saber que posso ser quem eu sou. E hoje sou feliz por gostar de ser quem eu sou.
    Mas a caminhada continua e os amigos, a blogosfera, as reflexões, o feminino são chaves para evoluirmos cada vez mais.

    Meu muito obrigada a você Geisa Querida..
    beijos
    Rose (Baba Yaga)

    ResponderExcluir
  5. Cada verso uma lição de vida que nos faz refletir, nos faz viver melhor...
    Um grande abraço...Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  6. Querida amiga Geisa, muitas vezes pensamos que conhecemos a nós mesmos, ledo engano, tomamos atitudes contrárias aquilo que apregoamos. E ainda dizemos "eu fiz isso?", ou, eu jamais faria isso. É difícil entender a si mesmo, que dirá querer entender o outro, em um relacionamento, eu acho que ninguem pode tentar mudar o outro, cada qual com sua opinião, acho que acabamos por nos adaptar a outra pessoa. Beijocas

    ResponderExcluir
  7. menina. que lindo seu post.. vivemos num mundo onde hoje é chic livro de auto ajuda.. e ajudar o que? se nem sequer nos conhecemos!. adorei o video.. vc é The Best.. sou sua fã.. saudade enorme de ti.. beijão querida..Maria Bonfá

    ResponderExcluir
  8. Nossa, quanta coisa pra se viver, pra se aprender durante nossa caminhada.
    Seu texto mexe comigo, me sacode.
    E o vídeo "Você Aprende", me mostrou como tenho agido de forma incorreta muitas vezes, de grande valia pra mim minha querida.

    "A vida tem valor e eu tenho valor diante da vida.
    Nossa dádivas são traidoras, e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar, se não fosse o medo de tentar."

    Nossa como eu sou medrosa e deixo de tentar.

    Beijos minha querida amiga.
    Saudadona de você.
    Amo, demais.

    ResponderExcluir
  9. Olá Geisa, Tanta coisa que se aprende aqui, aprendemos a viver e a conviver,cada vez que eu venho aqui é mais uma lição de vida para mim.
    O video é uma maravilha concordo com tudo o que se diz aí, há algumas coisas que eu já faço, outras estou aprendendo ainda, sei que amizade pode crescer mesmo à distancia,a blogosfera é uma prova disso,tento dizer as palavras bonitas que sei, às pessoas que eu mais gosto, e não é por pensar que pode ser a ultima vez,é porque eu sou mesmo assim.

    Um beijinho grande,
    José.

    ResponderExcluir
  10. Geisa querida a sua visita é um grande presente que eu ganho.

    Vc é linda e simpática, o primeiro caminho para seu sucesso sempre!!!!!

    Beijão do ZC

    ResponderExcluir
  11. Querida Geisa, tenha um lindo final de semana...Beijocas

    ResponderExcluir
  12. Olá querida Geisa, seu novo visual do seu blog, amei muito. Seu Blog É maravilhoso. Bjs, Felipe
    Viagens

    ResponderExcluir
  13. O problema, Geisa - ou será a solução? – é que aceitar as diferenças, aprender com o outro e aceitar os defeitos do outro, é uma via de mão dupla.

    E nesse particular, só o diálogo salva.

    Ia fechar essa meditação sobre a questão proposta aqui – achando que estava bom. Mas me ocorreu uma idéia:

    Que a chave do entendimento está na palavra - e, claro, nas ações que a justificam -, talvez, então, ao entendimento entre as partes, baste saber escolher a palavra exata para a pessoa certa.

    Moral da história, quem disse que era simples?

    ResponderExcluir
  14. Aprender não é tarefa fácil, exige esforço e coragem.Mas..."Um dia você aprende".

    Conhecia essa mensagem e ela sempre me faz chorar, obrigada por me proporcionar isso hoje.

    Milhões de beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá Geisa,

    Despertas e motivas em texto bastante atualizado. Bom final de semana.

    Beios.

    ResponderExcluir
  16. Aprender sempre e tirar o melhor de tudo o q nos acontece, corrigir os erros e crescer como pessoa, esta é a nossa missão.

    ResponderExcluir
  17. Querida Amiga Geisa, venho te agradecer pelas palavras doces e gentis que você deixa no Devaneios. Já estou seguindo a Baba Yaga, e ela é uma querida também. Tenha uma linda semana...Beijocas

    ResponderExcluir
  18. vc tem razão a respeito da industria da auto-ajuda que só ajuda o autor a ganhar dinheiro. Já sou seguidor da sua amiga e seu é claro.

    ResponderExcluir
  19. Amiga ,o pior é que qdo dói não dpa pra assoviar não. Vou falando comigo,escrevendo e buscando a saída,mas, tá complicado! Montão de bjs e abraços

    ResponderExcluir
  20. Geisa querida, uma linda noite para ti e que entre seus sonhos coloque a vitória do Brasil amanhã !!!!

    Beijão do Zé Carlos

    ResponderExcluir
  21. Olá, geisa
    Só quero agradecer, pois você disse o que eu gostaria de dizer e, o que eu precisava ouvir.

    - Que suas idas sejam sempre de boas sementes, para que as voltas sejam de flôres e frutos!

    Meru Sami

    ResponderExcluir
  22. Muito bom ver as relações sob novo olhar. Ou seja, conhecer-se e aceitar-se primeiro. E no mais, parar deficar repetindo frases de efeito e buscar o real efeito, que só vem no fazer. Parabéns. Beijos.

    ResponderExcluir
  23. GEISA,

    na realidade, nós nos damos muita importância e muito pouca aos que nos cercam.

    Este egoismo do ser humano é uma espécie de cola-tudo que nos o mantém grudados aos nossos próprio umbigo.

    Falamos , em geral, o que os outros gostariam de ouvir, mas para nós seguimos sempre a nossa cartilha do "farinha pouca meu pirão primeiro".

    O egoismo impede o ser humano de ver o semelhante como a meta principal, que nós só somos felizes se plantamos felicidade a nossa volta; amor se amamos ao outro como tanto amamos a nós mesmos, e parece frase feita, mas é mesmo : é dando que se recebe!

    Relacionamentos humanos são impossiveis de serem colocados em livros de auto-ajuda, pois nós só guardamos desses livros - a maior parte deles comerciais - aquilo que nos interessa.

    Não querendo me alongar demais, acho que nunca seremos felizes, integralmente, pois o egoismo e a culpa, caminham lado a lado conosco.

    E além do egoismo e da culpa, deixe que eu adicione nesta macabra fórmula dos desencontros humanos, dois ingredientes terríveis: a inveja e a hipocrisia.

    O ser humano precisa de um novo manual de instruções, pois a ciência e a tecnologia mudaram, rápidos e rápido demais toda a sociedade - familia, religião, educação, moral, hábitos, costumes...- e esta sociedade que está aí hoje, é doente de demais.

    Repare que você jamais teria a preocupação de explicar tudo isto para um cachorro.

    E somos muito diferentes dos cachorros, pois estes são REALMENTE,em qualquer situação, primeiro, nossos amigos.

    Entre seres humanos, existe INTERESSE...no outro.

    Não amor de doção e verdadeiro.

    Desculpe, não gosto de ser pessimista, aliás eu não sou, eu ESTOU!

    Um bração carioca!

    ResponderExcluir
  24. Querida amiga Geisa, tenha um lindo final de semana...Beijocas

    ResponderExcluir
  25. Vim deixar um beijo enorme...Fica bem heim amiga?
    Bjos achocolatados e saudades mil!

    ResponderExcluir
  26. Geisa,querida,verdade inteira seu texto,e video também excelente.
    Creio que aprendemos todo dia,no dia a dia com muito,ou pouco sofrimento.
    O que vivenciamos,problemas que enfrentamos e luta que travamos a toda hora no fortalece e nos faz mais cautelosos, (amadurecidos? Talvez)
    O importante é ir tocando em frente e as experiencias se acumulando nos mostrarão um dia se realmente aprendemos.
    Um grande abraço
    Teca

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI O SEU CHARME EXPRESSO EM PALAVRAS