Há anos venho estudando o comportamento da mulher nos tempos atuais. Este espaço destina-se a analisar os reflexos (positivos e negativos) decorrentes do movimento feminista, através de textos escritos por mim e outros autores.

sábado, 4 de setembro de 2010

QUANDO A VIDA SE IMPÕE

O que fazer quando a vida te impõe um ritmo completamente diferente ao que estava vivendo? O que fazer quando a vida te coloca numa situação de quase estagnação e num momento importante que se exige movimento? Nada. Não se faz nada, a não ser enfrentar os fatos que estão ocorrendo.
A frase “Você faz um plano e Deus faz outro” é uma das mais verdadeiras que conheço e eu a estou vivendo neste exato momento.
No dia 16/08, andando na rua, virei o pé direito e quebrei o tornozelo. Coloquei tala por 15 dias e agora estou engessada. O detalhe é que em todos esses dias (e pelo menos até dia 15/09) não posso por o pé no chão ficando impossibilitada de fazer todas as atividades a que estava acostumada. Inclusive o computador, que só consigo ficar pouco tempo por causa da posição incômoda e dolorida. Por este motivo, peço a compreensão dos meus amigos da blogosfera se estou me fazendo ausente e não os tenho visitado.
Como nem tudo está perdido em nossas vidas, por trabalhar em casa, continuo atendendo os clientes, pois, como venho dizendo, a cabeça está inteira. (rsrs).
Tenho também recebido ajuda total da minha família (filho, irmã e nora), bem como telefonemas e visitas de amigos. Nestas horas o calor humano é essencial, porque é ele que reconforta e é nele que nos apoiamos para receber o alento e o aconchego necessários para a ocasião.
Quais os sentimentos que afloram quando a gente se depara com estas imposições? Relutância em aceitar o ocorrido; Indignação; Resignação e Aceitação. Exatamente nesta ordem. Estes sentimentos se alternam e se realinham até se ajustarem numa ordem natural, onde a aceitação é a ordem imperativa.
Essas paradas forçadas aparecem para que as idéias sejam reorganizadas, para reavaliar conceitos e valores e para se trabalhar a paciência, a abnegação e a humildade.
E principalmente, é o momento de exercitar a fé, sabendo que tudo está certo (o que é difícil por sermos totalmente egóicos e querermos as coisas do nosso jeito). Se este é o plano de Deus, é para se deixar conduzir pela mão do Divino. Talvez Ele nos tenha traçado outra direção e esta foi a forma que encontrou para nos colocar no caminho que devemos seguir. E qual é este caminho? Só Ele sabe. Este é o grande mistério, porque por mais que achemos que temos o total controle sobre nossas vidas, ainda assim não sabemos o que é melhor pra nós. É no meio do caos que esta Inteligência Superior se apresenta para nos mostrar qual é “este melhor”. Nestas horas o que devemos fazer é confiar, relaxar e nos deixar guiar.

Esta é a fé e é só na fé que encontramos a salvação.





XIV CONGRESSO DO SABER

Eu, mais duas profissionais (uma psiquiatra e uma psicóloga), formamos uma equipe que dá assessoria na área educacional e tivemos a satisfação de sermos convidadas a participar como palestrantes neste grande evento.
A nossa apresentação será no dia 17 de setembro, às 16:30 hrs.
Abordaremos o tema “Construindo o educador do futuro”, no intuito de ajudar os profissionais desta área a adquirirem uma nova postura perante as mudanças que estão acontecendo.
Para maiores esclarecimentos acesse o site WWW.congressosaber.com.br, onde você obterá todas as informações necessárias para participar conosco deste importante acontecimento.
Ficarei muito contente se pudermos nos encontrar por lá.



37 comentários:

  1. Oi linda,boa tarde.
    Você disse ,como sempre,verdade de forma amena e bonita.Quando a vida nos impõe um fato que teremos de enfrentar ,não há mesmo nada a fazer,e também a solidariedade dos nossos queridos,parentes e amigos,reais e virtuais,são bálsamos maravilhosos nesses momentos.
    Tive o seu há tempos quando me aconselhou um livro maravilhoso por sinal e que muito me ajudou:LINGUAGEM DO CORPO de Cristina Cairo.Gostei tanto que estou já lendo o nº2.
    Também já estou contando com ajuda de uma Psicóloga.Vi que estava precisando muito de ajuda profissional e o que impulsionou-me mais que tudo foi ajuda de seu comentário em minha postagem.
    Por causa de pessoas maravilhosas como você que a net vale a pena.
    Estou torcendo por sua recuperação bem rápida viu.
    Deus abençõe ricamente você e tudo que faz.
    Bjs
    Teca

    ResponderExcluir
  2. Olá, querida
    Estamos as duas em barcos parecidos...
    Eu com meu braço esquerdo...
    Gostei muito do seu post e do conteúdo bem preciso que nos detalhou seus sentimentos atuais...
    Gosto de matérias assim e procuro partihar os meus também...
    Afinal nosso Blog tem um coração que pulsa por trás das palavras, não é memo?
    Abraços fraternais com votos de um excelente feriadão...
    Saúde e paz!

    ResponderExcluir
  3. Querida amiga, espero que se recupere logo e esteja de volta entre nós, pois seus textos inteligentes fazem muita falta...Tenha um lindo final de semana...Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Gê, como é bom ser psicoterapeuta nessas horas, não? Fazer uma auto análise e saber decidir que melhor posição tomar frente ao fato ocorrido. A linguagem do corpo talvez também possa lhe dizer a origem emocional que gerou esse incidente. Vale a pena dar uma olhada. Um beijão bem grande procê! (e se precisar de algo, dá um berro aí que a gente corre!).

    ResponderExcluir
  5. O tema, como sempre, veio em um momento oportuno... Estava vivendo em uma correria doida e agora uma calmaria que esta me enloquecendo... preciso de muito movimento, muitas coisas para resolver ao mesmo tempo... é tanta falta do que fazer que não quero fazer nada... estou vazia... nada para postar... nenhum poema para escrever... os livros estão sendo minha companhia... minha alma esta dodói! srsrsrsr

    Desejo melhoras para vc... fique com Deus... saudades de vc. BEIJOS.

    ResponderExcluir
  6. Oii
    Que bom que voltou.
    Realmente senti falta dos seus posts...É que me encantei com alguns que li então sempre voltava para ler mais...rs

    Melhoras...
    Bjo.

    ResponderExcluir
  7. Mas é claro que vôcê já se auto analisou né Ge!!! E isso que é importante. Enxergar da maneira certa as coisas que ocorrem e deixar Deus agir em nós através desses acontecimentos. Se eu não tivesse feito terapia com você, eu não teria suportado bem esses quase 3 meses que minha mãe está adoentada. Mas as coisas estão voltando para o lugar. E voltarão! Quantas vezes aqui em casa, em momentos tensos eu tive que falar coisas que aprendi com você. Eu pedia para que cada um tivesse paciência e enfrentasse tudo isso com serenidade tentando compreender o que é que cada um ali tinha que mudar, ajustar, aprender. Que isso não é castigo, isso é a forma que temos em vida de evoluir. Obrigada amiga querida. E melhoras! Você ficará muito mais renovada com sua cura. Beijos. Rose

    ResponderExcluir
  8. é só na fé mesmo, parabens pelo texto

    ResponderExcluir
  9. Oi Geisa,
    Puxa amiga, desculpa eu não ter vindo antes... e só agora que vi que está dodói...
    Menina, você escreveu um texto hoje que pra mim foi o melhor...acredite... realmente as coisas acontecem para que possamos parar, refletir e adquirir posturas que só vão nos fazer bem.. e a Fé é tudo....Parabéns viu querida...como sempre nos presenteando com textos maravilhosos.
    Beijos cheios de carinho, saudades e um grande desejo de ter ver firme e recuperada...
    Marcia

    ResponderExcluir
  10. Minha querida estamos tambem com saudades suas , volte logo
    Se cuida
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Geisa, desculpe não ter vindo antes lhe agradecer e falar que ganhei o concurso, é que depois foi meu niver e eu e antes eu tinha que trabalhar em dobro pra ficar de folga.
    Obrigada de novo pela indicação, adorei participar e ganhar foi muito bom também...rs
    Obrigada pelo carinho da sua visita e pelas palavras que deixou no meu blog.
    Quanto ao seu post eu concordo, já me vi dessa maneira e foi muito ruim. Tem que ter muita fé pra sair, mas a fé é tudo.
    Lhe desejo um bom final de semana
    Beijos na alma!

    "E assim sou,
    fútil e sensível,
    capaz de impulsos violentos e absorventes,
    maus e bons, nobres e vis,
    mas nunca de um sentimento que subsista,
    nunca de uma emoção que continue,
    e entre para a substância da alma.
    Tudo em mim é a tendência para ser a seguir outra coisa;
    uma impaciência da alma consigo mesma,
    como com uma criança inoportuna
    um desassossego sempre crescente e sempre igual.
    Tudo me interessa e nada me prende."

    FERNANDO PESSOA

    ResponderExcluir
  12. Geisa minha linda, Deus nos freia quando percebe que vamos continuar com o pé no acelerador, quando ele sabe que uma curva sinuosa se apresentará mais adiante onde nós acreditamos ser uma reta sem fim.
    Nossa reação primeira é exatamente a que você tão bem colocou, e exatamente nessa ordem mas, logo ali adiante vamos entender o porque dos fatos, isso mesmo, pois nada é em vão, pode ter certeza minha amiga.
    Fique com Deus e se cuide, combinado!

    Quanto à premiação, já agradeci pela delicadeza da indicação, mas não custa nada fazê-lo mais uma vez, você é uma fofa, obrigada pelo carinho.

    Beijinho no coração.

    ResponderExcluir
  13. Querida amiga, tenha um lindo final de semana..Beijocas

    ResponderExcluir
  14. O importante é que está voltando e tendo forças para superar a adversidade.Obrigada pela visita. Como sempre digo, amiga de Sueli e Majoli é minha também. Beijos no coração. Obrigada por ter pegado meu selinho.

    ResponderExcluir
  15. Oi Querida, estou na maior correria...Mas voltarei postar!! rsrs
    e-mail robertafeijocarneiro@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, minha linda
    Obrigada pelos bons votos e dá um olhadinha no meu post de Domingo passado que lá tem a história do meu braço mais detalhadamente...
    Um excelente Domingo cheio de paz junto aos seus familiares.
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
  17. É amiga, as vezes a vida dá voltas que nos derrubem...é levantar e seguir em frente...e vc eu sei tem a coragem e a força necessária pra isso, guerreira que és.
    Amiga desculpe a demora e o sumiço, peguei uma virose horrorosa.
    Ainda não estou de tudo boa, mas já melhorzinha.
    E você como tá o pezinho?
    Fica boa logo tá.
    Te amoooooooooooooo...Bjos achocolatados

    ResponderExcluir
  18. Geisa Minha linda, Deus abençoe a todos nós! Bjs

    ResponderExcluir
  19. É isso aí amiga,força,fé,paciência e coragem! Quando o dedo de Deus aparece na carta da torre a gente já sabe que o caos é inevitável,porém,algo novo vai nascer com alicerces mais fortes com certeza. Desejo que se recupere em breve e que a palestra seja um sucesso! Montão de bjs e abraços

    ResponderExcluir
  20. querida Geisa, desculpe pela demora em vir mas ando desanimada motivo serio não tenho estou fazendo varios exames vamos aguardar.
    lindo seu texto....
    espero que ja esteja melhor.
    se cuide tem horas que a vida nos pega de surpresa mas tudo passa.
    fiquei com deus.
    bjos.
    belo congresso fico feliz por vc

    ResponderExcluir
  21. GEISA, uma frase para sua reflexaão:

    " O QUE PARA A LAGARTA É O FIM DO MUNDO, PARA DEUS É O NASCIMENTO DA BORBOLETA".

    Tenho certza que dentro de poucos dias, você voará muito mais alto.

    Exatamente, como fazem as borboletas.

    Um abração carioca!

    ResponderExcluir
  22. Afff, chegou a atrasadinha....rsrs.
    Seu texto diz muito pra mim amiga, você sabe né?
    Como eu queria ser assim como você...não aprendi ainda...será que um dia chego lá?

    Brigadinha por todo seu carinho para comigo.
    Espero de coração que fiques bem, que o congresso seja um sucesso, pois você merece minha amiga.

    Amo você, amei o letrix que fez pra mim lá no blog girls, ficou o máximo, fiquei sorrindo entre lágrimas.
    Você é especial.
    Desculpe meu sumiço, mas aqui dentro de mim você nunca some, tá?
    Beijos enormes no teu ♥
    Amo você.

    ResponderExcluir
  23. Amiga, voltei, rsrsrs.
    Tem um presente pra você lá no meu blog de mimos, é de ♥ que te ofereço.
    O endereço do blog é:
    http://presentes-rabiscosdaalma.blogspot.com/
    Busca lá?
    :)
    Beijos, muitos, cheios de saudades de você.

    ResponderExcluir
  24. Oi...desejo que vc esteja bem...

    Que esta nuvem tenha se dissipado...e que agora...é hora das bonanças...

    Fique com DEUS!

    bJO!

    Zil

    ResponderExcluir
  25. Amiga querida...

    Pois é, Deus escreve certo por linhas tortas, não é ???
    E aí, o que fazer ???
    Chorar, esperniar, xingar, gritar, querer sumir do mapa ? O quê ?? Nada disso...o importante mesmo é prosseguir e levar sempre dentro do coração a " FÉ ", palavra tão pequenina porém de valioso significado, pois "Deus é o Maior, e Ele Tudo Pode".
    Voce bem sabe, que estamos unidas pelo mesmo laço ha muitos anos, e sendo assim conhece muito bem toda a minha história de vida.
    Há tempos venho lendo e apreciando suas matérias, que por sinal são sempre ótimas para reflexão, mais vem cá, essa ultima mexeu muito com o meu coração, pois vivenciar o problema e colocar na escrita é "tudo.de.bom.com", e é claro, com vivências saúdaveis seria ainda bem melhor...rsrsrsrrsrs...
    Adorei voce ter colocado no seu blog a sua propria vivência " Pé Quebrado ", com certeza ajudará muitas pessoinhas a enxergar a situação por um outro ângulo também.

    Geisamiris, obrigada por tudo e mais um pouco, atençao, carinho, amizade, paciência, compreensão e tolerância... vc é d+++++++++++++++++++++, saiba que sou sua fã de carteirinha viu !!!
    Sempre e sempre muita LUZ no seu coração.
    Ti amuuuuuuuuu
    Beijus mil

    Clacla

    ResponderExcluir
  26. oi amiga,
    espero que esteja bem...
    otimo f-d-s.
    bjos.

    ResponderExcluir
  27. Oi querida...

    Tudo passa....com certeza...as coisas devem estar se encaminhando pra você voltar com muito mais brilho do que já tem!

    Desejo tudo...tudo...tudo...de muito bom pra vc!!!

    Bjos com carinho!

    Zil

    ResponderExcluir
  28. É em isto mesmo Geisa a vida as vezes nos reverva cd surpresa!!Mas espero que vc se recupere o qto antes e venha nos alegrar...
    Não tinha visto o seu post sobre o que tinha lhe acontecido, mil desculpas. Vim tb lhe agradecer a visita la no meu cantinho e te agradecer, mil bjsss e que vc tenha um pronto restabelecimento bjk

    ResponderExcluir
  29. Querida amiga, espero que você esteja melhor e sem botinha. Tenha uma linda semana. Beijocas

    ResponderExcluir
  30. Oi Geisa, invadi o seu Blog, pois como o nome já diz sou mulher, e cultuo a inteligência e porque não a beleza, certamente as duas mas, principalmente a da alma, vim através doa Elaine, minha amiga, que esta me dando a maior força. O seu blog sem dúvida é especial pois trata do ser humano como essência, e voce sem dùvida tem uma visão previlegiada das duas como profissional e como ser humano e mulher. Abraços.

    ResponderExcluir
  31. Ja esta melhorzinha? espero que sim rsr
    concordar com seu texto amiga , vc como sempre e maravilhosa
    bjs

    ResponderExcluir
  32. Oi lindinha,como vai tudo.
    Espero que esteja se recuperando bem.

    Fique bem e com Deus,sempre.

    Beijinho no coração.

    ResponderExcluir
  33. Oieee!!!
    Obrigada pela visita no meu blog.
    Beijos querida!!

    ResponderExcluir
  34. CONVITE VIP
    Olá, querida Geisa
    Passa amanhã em meu Blog... dia 01/10... a partir das 10h... e não teremos hora para acabar a festividade...
    Oferecei um coquetel de 7 botões de rosa orvalhada...
    Não falte, vai me fazer MUITO feliz e desejo fazer-lhe também.
    Abraços fraternais

    http://espiritual-idade.blogspot.com/

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI O SEU CHARME EXPRESSO EM PALAVRAS