Há anos venho estudando o comportamento da mulher nos tempos atuais. Este espaço destina-se a analisar os reflexos (positivos e negativos) decorrentes do movimento feminista, através de textos escritos por mim e outros autores.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

OS ESTRAGOS QUE FAZEMOS NA VIDA


No post “Quando a vida se impõe” vocês acompanharam a história da fratura do meu tornozelo e a recuperação que está acontecendo dia a dia. Ultimamente eu tenho repetido muito uma frase: “Fazer um estrago é fácil, difícil é consertar o que foi feito”. Uma virada de pé ocasionou uma fratura que está levando meses para se restabelecer.
Repassemos isso para a nossa vida. Quantos estragos provocamos que, posteriormente, nos dão muito trabalho (e gastamos muita energia) para serem consertados? Quando magoamos alguém, provocamos discussões, fazemos promessas que não conseguimos cumprir ou ainda quando estamos fragilizados e nos deixamos ser seduzidos. Tudo isso está atrelado as nossas emoções exacerbadas e descontroladas.
Estando sob o domínio da raiva podemos afastar pessoas valiosas ou por em risco um emprego (ou uma carreira profissional).
Estando sob o domínio da euforia achamos que podemos dominar o mundo e sem perceber, passamos por cima de alguém para atingir nosso objetivo.
Estando num estado de grande carência, e consequentemente fragilizados, podemos colocar a nossa vida nas mãos de outra pessoa que acabará nos prejudicando.
Estas situações citadas acima muitas vezes não têm mais conserto, ou se tem, levamos muito tempo para corrigi-las. Portanto, ao estarmos a mercê das nossas emoções podemos provocar situações que nos levarão a atos impensados.
Analisando por este ângulo, a frase “faça o que seu coração mandar” nem sempre está correta. Somos ainda muito primitivos do ponto de vista emocional. É claro que as emoções fazem parte de nós e se formos muito racionais corremos o risco de sermos frios e calculistas (um psicopata não se abala por nada). O que precisamos é prestar atenção quando estamos sob seu domínio e por a razão para funcionar. Desta forma evitaremos estragos e a energia usada para consertá-los estará a nossa disposição para que a vida flua de forma mais tranqüila.



14 comentários:

  1. é nas adversidades que conhecemos as pessoas pessoas.
    Que bom que está se recuperando amiga.
    Logo logo esta fase ruim passará.
    Bjos achocolatados

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga, adoro seus textos são sempre enriquecedores. Tem um selinho para você no Devaneios, espero que goste. Tenha um lindo final de semana. Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Adorei a parte que você fala sobre sermos ainda primitivos com nossas emoções! Já percebi que muitas vezes ao me deitar estou tomada totalmente pela emoção que teve força no dia (principalmente as negativas) e ao despertar, tudo torna-se pequeno. Às vezes muito arrependida de alguma ação que tomei diante de determinada emoção. O equilíbrio e a sabedoria devem ser alicerces nesses momentos sempre. Mas quero usar a emoção do sentimento positivo e otimista para te desejar melhoras e uma recuperação rápida, minha amiga.
    beijos... Rose

    ResponderExcluir
  4. ë não é fácil ser um ser humano. Beijos querida!

    ResponderExcluir
  5. É isso aí menina Geisa, quando nos machucamos fisicamente ainda tem cura, pode até deorar; mas a pior ferida é a emocional, por mais que cure sempre fica cicatrizes.

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. OLÁ GEISA.

    Esta relação custo x benefício deve ser muito bem equacionada.

    O problema é que desde os tempos primordiais emoção x razão ainda não foi coretamente equalizada no comportamento de nenhum ser humano vivo!

    Está sendo muito aprimorada, e sua contrinbuição é um exemplo explícito destes esforços.

    Um abração carioca!

    ResponderExcluir
  7. Quando te leio, te ouço.
    Sabe amiga, é uma pena morarmos distante, quanto eu poderia adicionar aos meus dias ao te ouvir.
    Te admiro muito.
    Feliz em saber que está se recuperando do tornozelo.
    Eu, estou a me recuperar um cadim das quedas na vida...não é fácil, mas estou indo a luta.
    Beijos cheios de saudades.

    Querida, te indiquei pra um desafio, mas fique a vontade em aceitar ou não, ok?
    Isso não mudará o carinho que tenho por ti.
    Mais beijos.

    ResponderExcluir
  8. Minha querida ,
    otima sua postagem , realmente as vezes nós fazemos um estrago na nossa vida rsrs espero que esteja melhor do tornozelo
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Como você está certa Geisa ...Senti-me provocada por alguém a dar o pior de mim...Estava fragilizada é verdade mas o estopim foi acionado e...já viu caí matando e claro a gente descobre que o mal já foi feito e o estrago fica sem conserto...caímos naquele lugar comum: a emenda é pior do que o soneto. É dar tempo ao tempo. Gosto muito de ler o que você escreve.Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Olá,amiga
    Passo pra desejar-lhe excelente fim de semana com paz e alegria.
    Bjs e o meu carinho de sempre.

    ResponderExcluir
  11. Olá Geisa!
    Obrigada pela visita, seja sempre bem-vinda, os seus comentários são uma mais valia para o meu blog, fiquei muito feliz de saber que sua recuperação, está indo no bom caminho.
    É sempre um prazer enorme ler os seus textos, são uma verdadeira lição de vida para mim.

    Continuação de boas melhoras,
    um beijinho grande para si,
    José.

    ResponderExcluir
  12. Para desejar uma rápida recuperação e tudo de bom.
    Lindíssimo post. Bjs

    ResponderExcluir
  13. A vida, bem como ocoração alheio é uma vio que demanda atenção e sensibilidade. Precisamos sempre estar norteados pelo amor; pois é só por ele que seguimos tal via sem danos. Bjs!

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI O SEU CHARME EXPRESSO EM PALAVRAS