Há anos venho estudando o comportamento da mulher nos tempos atuais. Este espaço destina-se a analisar os reflexos (positivos e negativos) decorrentes do movimento feminista, através de textos escritos por mim e outros autores.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

EM BUSCA DO PRÍNCIPE

Uma das versões da história “Branca de Neve e os sete anões” conta que Branca de Neve passeava no pátio do castelo de seu pai, enquanto o príncipe passava ao longe, fora dos muros desse mesmo castelo. Ela o via, mas não tinha acesso a ele. Este encontro só acontece no final da história. E por que?
Só depois que ela se decepcionou com a madrasta (ao saber pelo criado que esta queria matá-la); que ela sentiu muito medo, solidão e abandono (na noite que passou na floresta); que se encontrou com seres estranhos (os anões); que limpou e organizou a casa destes seres estranhos; que confrontou a morte, é que Branca de Neve renasce como uma nova mulher para viver o grande amor.
Todas nós alimentamos um desejo secreto de encontrar o nosso príncipe, embora hoje em dia seja inadmissível admitir isso. A figura do príncipe encantado está inserida nas raízes do nosso inconsciente e ele não deve ser negado.
Para os dias de hoje o príncipe encantado não só representa um homem (de carne e osso), mas também a realização das nossas conquistas. Por muito tempo a única conquista que a mulher almejava era encontrar um marido, ter um lar e filhos. Hoje estas conquistas se ampliaram. Porém, o desejo de viver um grande amor ainda permanece, sendo esse um desejo legítimo. A diferença é que, para que isso aconteça, precisamos estar amadurecidas emocionalmente. Assim como a Branca de Neve, precisamos enfrentar e saber administrar nossas decepções, medo, solidão, abandono; limpar e organizar a nossa estrutura psíquica (que contém muitos aspectos estranhos a nós mesmos); e morrer para a nossa infantilidade.
Outro dia uma amiga me perguntou se ela reconheceria o seu príncipe quando ele aparecesse. A minha resposta foi que só quando ela estivesse pronta para isso.
Portanto, quantos príncipes encantados já devem ter cruzado o seu caminho e você os deixou passar por não estar preparada para reconhecê-los?
"Geisa Machado"

35 comentários:

  1. Parabéns pelo blog e desejo que obtenha muita realização aqui na blogosfera.O texto está lindo, enxuto e gostoso de ler. Como ficar pronta sem estar relacionada? Sei que não dá. No momento,espero ao menos me abrir para esbarrar em alguém na rua rs...Deixar acontecer.Estar disponível ao amor. Abre-te coração! bjão amiga

    ResponderExcluir
  2. ola.. vim te conhecer por indicação da Elaine..uma amiga querida..e amei seus textos.muitíssimo bem escritos..parabens..tornei-me sua seguidora.. um ótimo sábado para ti..beijão

    ResponderExcluir
  3. Olá Geisa, vim através do blog da Elaine pra te conhecer.
    Pôxa, que interessante este teu texto comparado com a história de Branca de Neve, eu também vivo pensando onde andará meu princípe encantado, admito.
    E agora fico a pensar, será que ainda preciso amadurecer, será que ele já veio e já se foi e eu não o vi?

    Parabéns por teu blog.

    Beijos no ♥ e um bom final de semana.

    ResponderExcluir
  4. Então... Às vezes o principe entra em nossa vida e nós deixamos escapar...
    É necessário que fiquemos atentas...

    Lindo post!
    Parabéns!

    Um lindo domingo de muita paz!

    Bjos milll...

    ResponderExcluir
  5. Oi Geisa, vim te conhecer por indicação da Elaine e adorei teu jeito de mostrar sentimentos.

    Realmente no fundinho todos querem um príncipe encantado, mas as vezes é difícil saber reconhecê-lo.

    Grande beijo, seja bem vinda a esse nosso mundinho e sucesso prá vc!

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma irmã que procurou desesperadamente apenas os PRÍNCIPES e acabou casando com o CAVALO deles,rsrsrs... Lindo blog. beijos,chica

    ResponderExcluir
  7. Oi Geisa

    A Elaine me indicou, cá estou rsrsrs.Não sei se há um princípe encantado pra cada uma de nós, não sei mais...
    Mas sei que ainda acredito nas fadas e ainda acredito nos sonhos!

    Milhões de beijos

    Te sigo

    ResponderExcluir
  8. Como podemos querer encontrar o príncipe encantado se nós estamos "desencantadas" com esta possibilidade ( e com nós mesmas)?
    As palavras chaves para este encontro acontecer são: amor próprio, auto estima elevada e encanto por si mesma. Porém, ao buscar isto em si, o que acaba prejudicando é chegar no outro extremo: a auto suficiência (o eu me basto).
    O amadurecimento emocional é um processo que vai ocorrendo em todas as relações (com filhos, pais, amigos, familiares)e não necessáriamente só com o parceiro. É como vivenciamos e lidamos com as experiências do dia a dia. São as frustrações que nos derrubam. E quanto maior a expectativa, maior a frustração. Quando buscamos o "príncipe encantado" e recebemos um "balde de água fria" isto é pra nos chamar pra realidade e perceber que a expectativa estava muito grande.
    Bjsss pra todas e confiança!!!

    ResponderExcluir
  9. Seja bem vinda a blogosfera Geisa!
    bjs.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia minha mais nova amiga, posso chamar assim né? venho atraves da Elaine, e adorei seu blog, parabens e muito sucesso pra ti, quanto ao post, será mesmo que existe nesse mundo conturbado e louco, principes e princesas de amor? a outra metade da laraja, alma gemea...rs..rs...sei lá, to procurando tambem, ainda nao encontrei....beijos na alma euma linda semana.

    www.olivrodosdiasdois.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Vim através do blog da Elaine.
    Parabéns pelo texto.
    Seja bem vinda.

    Só meu lado criança reconheçe o príncipe.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Como disse a Bandys: é o nosso lado criança que reconhece príncipes e princesas.
    E realmente, neste mundo conturbado e louco, a gente esquece o nosso lado criança.

    ResponderExcluir
  13. Oi Geisa,
    Vim conhcer seu blog porque a querida Elaine pediu...cá estou eu e amando ler tudo o que encontrei aqui. Seja muito bem vinda a blogosfera e muito sucesso para o seu blog.
    Olha eu encontrei o meu principe encantado... eles existem sim, porém com uma diferença...eles tem defeitos, erram e são normais iguais a nós mulheres que muitas vezes viajamos em sonhos e persistimos em querer perfeição, quando nem nós o somos não é verdade? Estou levando seu link pro meu blog assim não perco nadinha...rsrsrsrs
    Bjs e lindo dia pra você
    Marcia

    ResponderExcluir
  14. Querida, fiquei muito feliz com tua visita ao rabiscos e vim aqui agradecer e aproveitar para te oferecer o meu award, é de coração.

    Beijos com carinho.

    ResponderExcluir
  15. Oi Geisa tudo bem?
    Nossa amiga Elaine me indicou seu blog, vim conhecer, parabéns!!
    Já estou seguindo
    bjsss

    ResponderExcluir
  16. GEISA, em primeiro lugar e, respeitosamente, permita-me dizer-lhe que você nem precisava ser psicanalista...

    Você é lindíssima, e o resto em você é apenas complemento(rs).

    Seu texto, lembrou-me de outra estorinha, na mais clássica comprovação de que o método de Associação de idéias Freudiano, funciona ,e como!!!

    Um sujeito, acordava todos os dias antes do sol nascer e ia para a beira do rio para pescar.

    Enquanto o sol não vinha, ele ficava catando pedrindas e as jogando dentro d'água!

    Por muito anos fazia aquilo!

    Um belo dia, ao apanhar uma destas predrinhas na beira do rio, repentinamente um primeiro raio de sol incidiu exatamente, em cima dela e admirado, viu um amplo espectro de cores quase cegar-lhe.

    Era um diamante!

    Quantos diamantes aquele pescador, durante
    tantos anos havia jogado no rio?

    Outra coisa é a seguinte,Geisa, quando você diz que :

    "Todas nós alimentamos um desejo secreto de encontrar o nosso príncipe, embora HOJE EM DIA seja inadmissível admitir isso".

    Foram suas palavras, e aí que eu entro com as minhas teses defendidas nos meus blogs de Humor:

    "FOTOFALADA",

    " HUMOR EM TEXTOS" e

    "COMO ERA FÁCIL FAZER SEXO".

    Neste último , particularmente tento explicar que o SEXO, no AMOR, ficou muito complicado para o HOMEM.

    Antes desta, merecida liberalização sexual da mulher, o homem fazia sexo, como sabia, agora, a mulher precisa levar para a cama, um MANUAL DE INSTRUÇÕES.

    O que é Ponto G , para um homem Geisa? É Posto de gasolina!

    E todas as mulheres insistem que devamos "trabalhar","encontrar",enfim...este tal Ponmto G.

    Ora, eu não sou cirurgião, não levo bisturi para cama, fica difícil.

    O que é Ponto K para a nova mulher? Nem ela sabe onde fica.

    Hoje, é uma exigência constantes das mulheres as "Preliminares", e o que a mulher tem que levar em consideração é que, as "Preliminares", não podem ser melhores do que o jogo principal.

    Um preliminar extenuante para o homem, baixará sua bola murcha,e de bola murcha não tem mais jogo.

    É difícil entender isto,Geisa?

    Então,os homens andam assustados!Mesmo!

    Outra coisa, Geisa, "Múltiplos orgasmos"?

    As mulheres , hoje, ficam lendo estas revistas especializadas em enganá-las, ouvindo estes sexólogos (nunca houve tantos sexólogos neste país, parece que ninguém mais trabalha -rs-) e ao invés de contrariarem as estatisticas que afirmam de que mais de 60% das mulheres, nunca sentiram um só orgasmo, agora , de repente querem ter orgasmos que durem 2,3,4 horas seguidas.

    Como você está vendo, ficou muito difícil,
    para o homem, fazer sexo, e no meu blog - que não é machista e tem mais de 90% de seguidores MULHERES, eu discuto estas e outras questões.

    Csao você queira, honrar-nos com sua competência e saber adquirido, comentando por lá, todos nós ficaremos muito agradecidos.

    Geisa, um abraço afetuoso de um carioca que, vai fazer tudo para ter sérios disturbios de comportamento, só para necessitar e durante anos, dos seus serviços profissionais. (rs)

    Espero por você e, desculpe ter sido tão prolixo!

    ResponderExcluir
  17. Oi Geisa!

    Me chamo Cintia e por acaso, escrevendo no blog de um amigo, vi o recado deixado pela "Elaine Barnes" ai de cima, falando para ele conhecer seu blog e contando do seu gosto. Ai fiquei curiosa e entrei para conhecê-lo e olha gostei muito do que li.

    Seus textos são muito bem redigidos e as temáticas atualíssimas, sem contar, que os temas são bem desenvolvidos sem focar somente no lado ruim do homem e no lado bom das mulheres, enaltecendo-as e desconsiderando-os.

    Seus textos": "em busca do príncipe", "homens, os grandes vilões", "a menina comportada" e "repensando o feminino". Neste, inclusive, concordo com seus pensamentos e questionamentos, a mulher quer se igualar ao homem no pior, ou seja, que ser forte e dura como ele, deixando de qualidades e características que são próprias de nossa natureza. Um ótimo texto.
    Quanto ao "em busca do principe encantado" me identifiquei demais com suas palavras.

    De fato gostei muito de seu blog. Valeu a pena, matar a curiosidade. Passarei a segui-la e sempre que puder, entrarei aqui para ler seus textos.

    Um abraço.
    ps. se quiser conhecer meu blog o endereço é:
    cintia-carvalho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Elaine acabou de fazer a indicação do seu blog. Esse texto diz tanto, Geisa. Muitas pessoas deixam passar a felicidade quando não estão preparadas.

    Espero não perder contato, viu?

    Beijo grande, menina linda.

    Rebeca


    -

    ResponderExcluir
  19. Geiza! Te vi por lá agora e quanto à minha irmã.. já se livrou de 2...moooooooooooooooooorreram,rsrssr ...Está livre agora! rsrs beijos e tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  20. Obrigado minha querida pelo carinho de sua visita, volte sempre que desejar, fique com Deus e um beijo na alma.

    ResponderExcluir
  21. Um beijo e uma linda tarde pra ti querida.

    ResponderExcluir
  22. é preciso olhar com os olhos da alma para diferenciar o que procuramos do que não queremos.

    ResponderExcluir
  23. Geisa querida,
    Adorei seu retorno no meu blog, trouxe

    Uma flor para
    ............. / .\. \.....Alegrar o seu dia,
    ........... / . . \ ..\ ..Para perfumar
    ......... / . . . `\ ..\ A tua alma
    ........ |. . . . . |. ..|Encher o
    ......... \ . . . ./ . ./.Teu coração
    ........... `=(\ /.=´.De Amor...
    ............. `-;`.-' ...Para te alegrar...
    ................ || _.-'| .Uma flor para
    ............. ,_|| \_,/ ..Te mostrar o mundo
    ........ , .... \|| .' ....Pleno de Amor,
    ...... |\ |\ ,. ||/ ......Felicidade,
    ....,.\` | /|.,|Y\, ....Amizade,
    .....'-...'-._..\||/ ....Carinho
    ......... >_.-`Y| .....E Paz!
    .............. ,_|| ......Uma flor para
    ................ \||.......Te desejar
    ................. || ......Tudo de bom

    e quem sabe encontrarmos príncipes e princesas pelo nosso mundinho dos blogs??

    Beijos meus

    ResponderExcluir
  24. Ola Geisa
    Ah ja nem sei se existem ou já existiu algum, só vejo sapos, nossa aos montes!!!!!!!!
    muito legal e que encaixe perfeito, nossa vida maluca e os contos maravilhosos que tanto nos fez e ainda faz sonhar.
    gde beijo

    ResponderExcluir
  25. Bela reflexão do Principe Encantado. Claro que eles existem, não encantados, mas verdadeiros, com seus defeitos, inseguranças, mas, também, com seus romantismos, simplicidades, vontade de amar.
    Elaine estava certa, seu blog tá muito bom.

    Bjinhos.

    ResponderExcluir
  26. Cara Geisa, achei você dando uma voltinha lá no blog da minha querida amiga Majoli. Cheguei aqui e me encantei. Acho que vou me tornar sua freguesa, com licença!...rs. Não deu para ler tudo ainda, mas vou voltar. Sabe, com relação a este último post, acho também que é muito difícil encontarmos o tal príncipe encantado, porque aprendemos a imaginá-lo perfeito. Esqueceram de nos contar que o humano perfeito não existe, pois perfeição é tão relativa, então temos um relacionamento e já começamos a nos decepcionar com a primeira imperfeiçãozinha que encontramos. e lá se foi o príncipe... que poderia ter sido perfeito (para nós, mulheres imperfeitas). Grande abraço!

    ResponderExcluir
  27. Olá, a Elaine me indicou se blog, amei o post. Concordo literalmente com vc, sem contar o tempo que perdemos pensando que o "príncipe" vai aparecer como nos contos... hahahaha Felicidades e Sucesso. Bjinhos da Madrasta!

    ResponderExcluir
  28. Olá, Geisa!
    Cheguei até aqui por indicação de sua amiga Elaine Barnes. Acho que ela desconfiou que eu gostaria daqui, e agora sou em quem desconfio que ela estava certa...

    Fiquei pensando cá comigo. Só tive um namorado certo e firme, como se diz no costume brasileiro, e me decepcionei com ele. Em seguida entrei na faculdade e costumo dizer que fiquei com controle de qualidade muito apurado (para não dizer que virei uma chata...kkkk...) e foram 5 anos até assumir mais um namoro certo e firme, dessa vez com meu atual marido e meu príncipe. Estou tão convicta que ele é “o cara” para mim, que sequer cogito a possibilidade de que os outros rapazes que foram pretendentes pudessem ter sido príncipes que eu deixei passar. Só se eu tivesse direito a mais de um príncipe nessa vida, porque não tenho dúvidas que o que vive comigo é um autêntico exemplar...kkkk...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  29. Oiiii. A Elaine(vovó coruja)Barnes não estava errada.Muito legal seu blog . Esse texto é super inteligente. Não sei se é porque gostava muito de contos de fada,e gostei daassociação com os dias de hoje. O que senti no seu texto,que na busca do "príncipe", não só a beleza, o cavalo branco, as carruagens, mas o amor. Não há modelos de prínmcipes e princesas, desde que a moldura,a base, seja o amor.Beijos e obrigado pela visita.Lindo final de semana

    ResponderExcluir
  30. Seja bem vinda ao Aventurinhando!
    que bom que vc gostou e resolveu acompanhar a gente.
    Gostaria de te convidar para conhecer meu outro blog:vivereafinaroinstrumento.blogspot.com e o outro blog da Cris: cantodecontarcontos.blogspot.com.

    bjs.

    ResponderExcluir
  31. Oie! Nem me fale amiga, paixão, desejo com limonada gelada era td que eu queria tb nessa noite quente de sábado!Bem, aqui na minha vizinha tem um limoeiro, já tenho por onde começar! A ordem dos fatores não altera o produto . Vou começar pela limonada rs...rs...Obrigada pela visita,adorei! bjão!

    ResponderExcluir
  32. Ainda estou a procura de meu principe...
    Será que eu o encontro?
    Amei teu blog estarei sempre por aqui.
    Bjos no coração!

    ResponderExcluir
  33. Oi Geisa,
    To passando pra desejar um lindo domingo
    Bjs carinhosos
    Marcia

    ResponderExcluir
  34. Oi, Geisa

    Parabéns pelo espaço altamente inteligente, reflexivo e de extrema sensibilidade. Conceitual mesmo!

    volto mais, sou novo seguidor. abs

    ResponderExcluir
  35. Olá!

    Lindo cantinho o seu, vim através da Elaine. realmente aqui tem textos interessantes. Estou aqui seguindo

    Um abraço

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI O SEU CHARME EXPRESSO EM PALAVRAS