Há anos venho estudando o comportamento da mulher nos tempos atuais. Este espaço destina-se a analisar os reflexos (positivos e negativos) decorrentes do movimento feminista, através de textos escritos por mim e outros autores.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

HOMENS: OS GRANDES VILÕES


No meu consultório, quando a queixa é sobre relacionamentos amorosos, frequentemente ouço das mulheres frases do tipo: “Só arrumo tranqueira” ou “Não quero mais traste na minha vida”. Quando se referem aos homens esses são os adjetivos dados a eles. E o mais interessante é que o próximo parceiro vai, inevitavelmente, se tornar uma “tranqueira” ou “um traste”, pois este mecanismo já virou um círculo vicioso.
Desde pequena o que mais ouvimos da mãe, da avó, ou de uma mulher mais velha é que os homens não prestam, que eles são canalhas, galinhas, traidores... e por aí vai. Isto é uma mensagem que acaba sendo inserida na psique e vira uma verdade que nos acompanha por toda a vida. Portanto, um homem, por mais correto que seja, ao menor deslize, vem a confirmação de que ele é tudo aquilo de ruim que nos disseram. E eles não conseguem limpar esta imagem porque já ficaram estigmatizados.
Uma das soluções para este problema é mudarmos este código. De que forma? Mudando o modo como o vemos e o que pensamos a respeito deles.
Um homem é um ser humano que tem os mesmos sentimentos que temos. O que acontece é que eles reagem às situações de maneira diferente de nós. Eles sentem dor, angústia, alegria, tristeza, frustração..., porém não podem se permitir sentir tudo isso porque se tornariam fracos. Porque ter sentimentos e exteriorizá-los é sinal de fraqueza.
Ao invés de rotulá-los como os grandes vilões, vamos olhá-los como seres humanos iguais a nós, passíveis de erros e acertos. Desta forma, ele vai deixar de ser um “traste” e se tornar o nosso companheiro.
O príncipe encantado existe, mas não aquele idealizado, que já vem pronto. Quando mudamos o nosso olhar em relação aos homens, aí aparece o príncipe-companheiro. E encantado, não por estar enfeitiçado, mas porque nos encanta com a sua presença!
Para que tudo isso aconteça é preciso treino e perseverança, mas é perfeitamente possível!

"Geisa Machado"

4 comentários:

  1. Concordo! Existe um relacionamento feliz sim,vejo alguns onde a base que alimentou o amor, foi o bom humor! prazeroso estarem juntos, divertido e excelente cia uma para o outro em todos os momentos. Muito bom o texto. bjs

    ResponderExcluir
  2. Quando somos confiantes, quando nos gostamos e acreditamos em nosso potencial atraimos pessoas boas. Porém todas estamos sujeitas as escolhas erroneas, mas se temos a alta estima bem trabalhada dizemos simplesmente: Não quero!
    Mas é fato que certos conceitos/paradgmas estão enraizados em nossa mente e quando algo não dá certo dizemos que fulano é que tinha razão, usamos as definiçoes dos tempos das cavernas como mecanismo de defesa. É um modo de não carregar sozinha a culpa.
    Buscamos nosso espaço, competimos em pé de igualdade, mas não podemos esquecer que somos mulheres, somos femininas e queremos ser tratadas com carinho e respeito.
    Idealizamos o homem perfeito e nos somos perfeitas? Todos Têm defeitos, qualidades e é isso que nos diferencia. O que temos que fazer é amar o outro sem esquecer de nos amar primeiro. Só quando cuidamos de nós somos capazer de cuidar do outro. Quando estamos bem isso reflete em nós e consequentemente no outro.
    Além das mulheres repensarem e atribuir outras definições ao homem é preciso que o próprio homem se perceba como ser humano capaz de demonstrar sentimentos e que isto não o tornará menos HOMEM.

    Adorei os textos. parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Mulheres, gostei muito do que vcs escreveram sobre alimentar o amor com bom humor e dizer "não quero" para as escolhas erroneas.
    Concordo inteiramente com vc Clecilene quando diz que "é preciso que o próprio homem se perceba como ser humano capaz de demonstrar sentimentos", porém este blog é pra conscientizar as mulheres do seu feminino. Se eu estivesse escrevendo para os homens os meus textos seriam escritos de outra forma.
    Obrigada pelo carinho.

    ResponderExcluir
  4. Desculpa a impolgação! Falar sobre estes "vilões" me faz extrapolar. É que esta semana estava estudando sobre a Politica Nacional de Saúde do homem, então acabei exagerando, mas seu texto passa muito bem o que vc pretende, longe de mim querer dizer ou achar o contrário.

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI O SEU CHARME EXPRESSO EM PALAVRAS