Há anos venho estudando o comportamento da mulher nos tempos atuais. Este espaço destina-se a analisar os reflexos (positivos e negativos) decorrentes do movimento feminista, através de textos escritos por mim e outros autores.

quarta-feira, 3 de março de 2010

PARADIGMA: UM MODELO A SER SEGUIDO (parte 3)

Todo movimento social, por mais libertador que possa parecer, sempre tem o seu reflexo negativo. Dentro do tema paradigma, vimos no post anterior, que por mais independência que a mulher possa ter conquistado, ela ainda está presa, inconscientemente, nos modelos antigos.
O cérebro sempre vai precisar de referências e é automático que a gente vá mudando os modelos e exemplos a serem seguidos, de acordo com a época que estamos vivendo. Isto acontece tanto para as mulheres quanto para os homens.
Observe bem as fotos abaixo:

Se analisarmos friamente, dentro do contexto social citado acima, a garota da foto está numa postura totalmente masculinizada. São imagens como esta que circulam por aí afora mostrando como a figura feminina está deplorável, sendo usada como chacota.
Parece-me que nos dias de hoje estamos tendo os homens como modelo e seguindo-os até mesmo numa postura corporal.
Citando o caso da universitária do vestido pink (ou vermelho?), ali está outro exemplo deste novo paradigma que está se instalando (leia o post “Acolher o desafio" ). Como a garota “se deu bem” e a sua imagem foi muito explorada na mídia, vejo muitas jovens querendo seguir este modelo (que na realidade, é um modelo de vulgaridade).
O que precisamos é nos mirar em mulheres que são admiráveis por se orgulharem da sua essência feminina e não do seu corpo exuberante. Mulheres que sabem se valorizar, charmosas, profissionais dedicadas, mães prestimosas e acima de tudo FEMININAS (na essência e na postura).
Se for inevitável que tenhamos paradigmas, busquemos então aqueles que são sadios para que possamos usufruir todos os benefícios advindos dele, e aí sim, se tornar uma mulher digna de ser um exemplo a ser seguido.



UM ENCONTRO MARCANTE: Este último domingo foi um dia inesquecível, porque Elaine Barnes (“Nas asas da coruja”), Sandra Botelho ("Meu aconchego"), Maria Bonfá (“Um mar de sonhos”) e eu nos encontramos e vivemos o virtual na vida real. Se quiser saber mais sobre este encontro vá aos blogs de Elaine e Sandra que está tudo registrado, inclusive com fotos, e delicie-se com a alegria deste momento transparecida em nossos rostos. Obrigada amigas! Vocês são mulheres maravilhosas!!!
" Geisa Machado"

25 comentários:

  1. GEISA, agora pronto!

    Explicou absolutamente, tudo, numa sequência de três fotos que, para quem é homem, vê a mulher como um ser diferenciado,espera destas mulheres - tenham a idade que tiverem - a beleza e a força de serem mulheres,a singeleza, a ternura, os encantos e a sensualidade próprios, o que está aí demonstrado e uma menina-macho.

    Um gênero hibrido e desconectado da realidade de uma NOVA MULHER emergente!

    Ela aprendeu certamente isto, com seus coleguinhas homens que, fazem muito este teste do "cheirinho", sendo que os homens ainda ficam segurando e apertando, por fora das calças seu órgão sexual.

    Em várias das minhas crônicas, eu falo e com pesar, das mulheres que palitam os dentes em público,falam palavrões complexos e compostos, saem dos banheiros dos restaurantes abotoando o zíper das calças, enfim...Condutas de meninas ou mulheres-homens!

    Geisa, se eu vejo a melhor e mais bonita mulher do mundo, fazer isto que, as fotos revelam (SENSACIONAL !) eu jamais me aproximaria dela.

    Não tenha dúvida! Meu qudro de referencias de feminilidade, jamais aceitaria enquadrar-me nesta conduta e compartilhar dela.

    Então Geisa, você de forma absolutamente correta, sem feminismos radicais ou preconceitos contra homens, através de um viés cientifico e ponderado, está dando uma contribuição excepcional a comunidade.

    Além dos paradigmas,dos quais você já falou e tão corretos que, as mulheres ainda não superaram eu acrescentaria um outro fator: IMITAÇÃO.

    Uma boa parte das mulheres, hoje, simplesmente IMITAM homens e lembro que já falamos disto, quando da necessidade da mulher ter uma IDENTIDADE PRÓPRIA.

    Repare que algumas mulheres, andam,falam,se expressam fisicamente, tem atitudes initativas, seja rindo, na forma de fumar,de beber,nos campos de futebol, enfim, exatamente, como elas tanto criticavam nos rapazes.

    Geisa, uma boa tese precisa ser pesquisada e aprofundada, partindo de uma realidade: Homens cada vez mais se relacionam com TRAVESTIS.

    Minha primeira impressão - não cientifica - é que o travesti é homem e mulher, igualzinho a um boa parte das mulheres, hoje em dia, e mulher e homem, como uma boa parte dos homens , atualmente.

    O travesti, seria a SÍNTESE, nesta transformação louca de evolução da sexualidade, assim como o lesbianismo.

    Eu lhe pergunto GEISA, existe alguma possibilidade de êxito numa relação heterossexual com uma mulher que tem este tipo de conduta pública?

    E são milhares. Os homens estão ASSUSTADOS e invadindo a Av. Paulista , na Parada do orgulho gay. São milhões que se mostram.Imagime os enrustidos.

    Desculpe ter sido prolixo, mas sua criatividade(na foto) e sua correção no texto excitaram muito minha vontade de dizer AMÉM a tido aquilo que você de forma definitiva demonstrou.

    Vou continuar torcendo, para que isto seja ainda, o final dos excessos que toda revolução de comportamento e mudança social, traz em seu interior.

    A mulher é muitissimo mais do que isto!

    Ela tem o perfume da rosa e dos lirios do campo, jamais daquela mão deseducada que acabou de cutucar a genitália.

    E a maioria é o doce perfume da sensualidade.

    E todas são as mães de todos nós.

    Um abração carioca, corretíssima GEISA!

    ResponderExcluir
  2. Oi Geisa...
    desculpa minha ausência, problemas...problemas... mas nada que nao possa ser resolvido.
    Ando sem vontade de postar, embora muita coisa esteja acontecendo...vamos ver se dou uma melhorada essa semana.
    O niver do marido aconteceu e foi muito bom...acabei nao cancelando e deu tudo certo. Preciso fazer vários posts e o niver será um deles..só preciso criar coragem.
    Já me altualizei aqui com seus posts e me senti mal em saber que mulheres estao perdendo suas essências...suas identidades... você disse tudo ...se precisamos seguir paradigmas que sejam os bons, os que nos mantenha em nossos papéis e principalmente os que nos dê dignidade.
    Amiga, muito obrigada pelo selo...seu carinho nao tem tamanho...até me senti importânte...rsrrsrs...coisa que não sou, mas me senti sim... Vou postar no sábado ok?
    Bjs carinhosos
    Márcia

    ResponderExcluir
  3. Geisa, voltei...
    Fiquei encantada com o encontro de vocês...que delicia e de verdade senti vontade de estar lá junto...
    Isso ainda vai acontecer esse ano, se todos os meus planos der certo.
    Bjs carinhosos
    Márcia

    ResponderExcluir
  4. Amigaaaaaaaaaaaaa.Saudades já de ti.
    Quanto ao selo é só copiar o codigo e colar em html.
    Amoooooooooooooo. vc.
    Bjos achocolatados!

    ResponderExcluir
  5. Você está coberta de razão, Geisa. Parece até que a feminilidade não é mais um dom natural das mulheres... Daqui a pouco será preciso haver um curso para se aprender a ser feminina. Bem, só sei que adoro ser mulher e fico muito feliz quando alguém faz-me um elogio dizendo que sou feminina...rs. Já vi o post da Elaine sobre o encontro de vocês e, na verdade, também já conheci diversas amigas blogueiras e adorei a experiência. Parabéns a todas vocês! Como eu disse a ela, quem sabe um dia a gente não se conhece também... Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Olá Geisa,sempre muito oportuna nas apreciações que faz no comportamento tanto feminino, como masculino,o pior que eu acho nestas meninas de agora, é velas com uma garrafa de cerveja numa mão, com um cigarro na outra, e mandando baforadas de fumo pelo canto da boca.
    Comportamentos a cem por cento, vi eu quatro meninas terem lá na casa da Elaine,a beberem um comezinho, e mais uns bolinhos, assim é que é.rrs

    um beijinho,
    José.

    ResponderExcluir
  7. E pensar que ser feminina é tão bom...Eu adoro ser mulher!Acho que devemos fazer que nem a bíblia diz:
    Examinai tudo e retei o que é bom...
    Ter apenas uma pessoa como exemplo pra seguir é um perigo rsrsrs

    Vou levar o selinho sim, muito obrigada, tão doce suas palavras!
    Ah também quero muito conhece-la, seria bom trazer nossa amizade ao real...

    Milhões de beijos

    ResponderExcluir
  8. Visitei o blog da Elaine e senti a alegria no ar, que maravilha!

    Voltarei domingo para ler o texto novamente, mas com calma. Estou trabalhando muito em minha monografia .
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Passei pra deixar meu beijo...
    E minha amizade.

    ResponderExcluir
  10. Oi amiga. Você não me ofereceu o selo,mas, estou levando porque tenho ciúmes rs... falando sério, assino embaixo do comentário tão maravilhoso do paulo Tamburro. Como sempre a sua contribuição é excepcional e a dele também né?!Ontem mesmo estava no posto de gasolina com o Alex e a esposa dele. Enquanto ele calibrava gentilmente os pneus pra mim, passava uma turminha com meninas saindo da escola, tinham no máx 13 ou 14 anos e na euforia com os meninos gritavam palavrões bem alto e as brincadeiras totalmente masculinizadas ( ficaria feio com os meninos também). E comentava com a esposa dele esse comportamento absurdo e que tipo de mulheres seriam no futuro.Sempre fui muito cuidadosa com a educação das minhas filhas e com a feminilidade delas,principalmente sobre a vulgaridade.Uma vez me disseram:" Se a energia feminina não entrar urgente nesse planeta, estaremos perdidos!" A criatividade, inspiração,delicadeza,amorosidade...Aonde vamos parar amiga? Está grave,muito grave!Quando vou a um wc público, sinto vergonha. No próprio BBB você viu a policial sentando de pernas abertas e um deles chamando atenção dela? Muito chato,um homem chamando atenção de uma mulher naquilo que era exposição barata, gratuita, sem necessidade e ela ainda provocava abrindo mais para milhões de brasileiros virem. Não falo aqui com moralismo,só que tudo que é excesso descabido,não gera resultados positivos. Muitas mulheres (graças a Deus ainda com muitas excessões),estão remando contra a maré.Contra si mesmas. Um montão de bjs e abraços de agradecimento

    ResponderExcluir
  11. Minha querida que bom que vc conseguiu entrar no meu blog de novo , senti sua falta , a Elaine me deu seu recado , pedi a ela que passe meu telefone e msn , querida seu selo eu ja tenho a muito tempo esta no meus parceiros e amigos http://parceiroseamigodoblog.blogspot.com
    e estou levando e postando o outro ta
    bjs

    ResponderExcluir
  12. ahahahahahah jura? Desculpe-me ter estragado tudo! Sua amizade de tantos anos já é uma homenagem! Montão de bjs crus rs...

    ResponderExcluir
  13. Como sempre adorei o texto!

    É vergonhoso presenciar mulheres com atitudes tão grosseiras.
    Ouço o tempo todo: vc é muito delicada... parece que ficam com pena de mim! Gosto de falar baixo e educadamente, não preciso usar palavras chulas para ser ouvida.

    Portanto é triste ver, muitas, mulheres agindo de forma masculinizada com o intuito de demonstrar que são tão capazes quanto os homens. Mulheres... Nossa diferença esta em sermos sensíveis, delicadas, FEMININAS e mesmo assim fortes.

    Nossa capacidade não esta em nossos atributos femininos ele é mais um complemento da beleza e força de sermos mulheres. Rsss

    Beijos e adorei o encontro de vcs. Você sabe gosto muito da Elaine e de você claro. Que bom que às conheço.

    ResponderExcluir
  14. Olá Geisa! Vi as fotos na casa da Elaine, simplesmente maravilhosas, como é bom conhecer novas amigas. Seus posts são muito importantes, é o reconhcimento das nossas verdades, da nossa realidade e da nossa valorização como mulher.

    Quero te desejar um ótimo dia internacional da mulher, com muitas flores. Bjs

    ResponderExcluir
  15. Amada guia da mente,feminina alma viva possuo,do sofrimento através,por mãe ter viva,até hoje ,e há 28 anos,não comigo falar,residindo há tres quarteirõesdonde habito,daí a partir mil mulheres em formas todas ,me adoram desde criança,embora sempre residido com mãe minha ,sou filho de todas minina escriba de alma linda e consulente!nunca acessastes o Blog do Mensageiro e procurasses o post,heróis anônimos,Ricardo calmon?vá lá minha amada amiga e entenderás T U D O !Te Amo,Pessoa Feminina ,MIGUXA MINHA!
    VIVA LA VIDA!

    ResponderExcluir
  16. me adotaram mil mulheres essas disse!

    bzusssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  17. Olá amga Geisa! Seu blog é lindo. Se você tiver tempo, visite o meu blog de viagem, que está em Inglês e em grego AQUI!!

    ResponderExcluir
  18. GEISA.

    DIA INTERNACIONAL DA MULHER.

    OBRIGADO !!!

    UM ABRAÇÃO CARIOCA.

    ResponderExcluir
  19. há algo que sempre vem detrás que nos deixa agarrados a preconceitos e modos de vida que dificilmente nos permitem a libertação total.

    ResponderExcluir
  20. Oi Geiza

    Feliz dia das mulheres! Vcs são a mais doce inspiração em nossas vidas, viu? Sejam mães, amigas, esposas, namoradas, divas... exemplos! Vcs cativam a todos nós homens pelo coração.
    Bj enorme cheio de carinho.

    Everton Domingues

    PS.: No Vancouver Olímpica deixei uma singela homenagem a todas as campeãs da vida!

    ResponderExcluir
  21. Vim deixar meu beijo pelo nosso dia.
    Bjuuussss!

    ResponderExcluir
  22. Me parece hoje que ser feminina é vergonhoso.
    Juntamente com as conquistas positivas que alcançamos nos últimos tempos, temos que engolir goela abaixo os contratempos da interpretação.
    As meninas precisam entender que queremos ser reconhecidas em nossos valores e capacidade, mas não queremos ser mulheres machos.
    Que horror""""

    Ótia sua colocação, parabéns.

    Beijo com carinho.

    ResponderExcluir
  23. Oi Geisa,
    Amiga já postei o selinho presente que voce me ofereceu e estou retribuindo a você com um outro selo muito fofo... espero que você goste, pois você merece mesmo viu!!!
    Bjs carinhosos e linda semana
    Marcia

    ResponderExcluir
  24. Amigaaaaaaaaaa, devendo visitas pra ti, mas antes tarde do que nunca.
    Retornei ao trabalho, depois de 10 meses afastada devido a cirurgia que fiz, então tempo escasso.
    Mas mortinha de saudades de você.
    Depois venho te ler com calma.
    Agora vim deixar milhões de beijos e abraços e dizer que amo você.

    ResponderExcluir
  25. Oi amiga! Espero que a semana tenha sido proveitosa com curso e trabalho. Então, é o seguinte:A luz em casa acabou,tinha um "cotoquinho " de vela,coloquei em um píres redondo,peguei o fósforo "fálico"e acendi.Como não tinha mais nada a fazer,escrevi sobre a vida e morte de uma simples vela.rs... Montão de bjs e abraços nada melancólicos.

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI O SEU CHARME EXPRESSO EM PALAVRAS